A Falsificação da Arte Greco-Romana:

Desde pelo menos meados do século XVIII, os principais especialistas em arte grega e romana da Europa sabiam, sem sombra de dúvidas, que os edifícios e estátuas da antiguidade clássica europeia eram coloridos. Extremamente coloridos. O colorido da arte europeia não se diferenciava em nada do colorido de outras civilizações antigas, contemporâneas da civilização greco-romana, como egípcios, babilônios, persas, chineses e indianos. No entanto, até hoje, quando falamos da arte greco-romana, a imagem que temos é de uma arte monocromática, branca como o mármore. Essa idealização da arte clássica europeia… Austera, incolor, racional e pura… é, no entanto, uma farsa. Isso mesmo, uma farsa.

A maior e mais elaborada falsificação histórica já criada, da qual participaram ativamente todos os principais museus europeus, mas particularmente o Louvre e o Museu Britânico. Em última análise, nós podemos dizer que a principal tarefa desses grandes museus criados pelos europeus a partir do fim do século XVIII era reescrever o passado, tanto da Europa, quanto dos povos que eram subjugados pelo colonialismo europeu.

A Falsificação da Arte Greco-Romana

A elite intelectual europeia falsificou deliberadamente o passado dos povos antigos como um projeto de poder. Foram várias as razões que levaram a esse movimento de “desbotamento” da antiguidade clássica, mas antes de entrarmos nas motivações dessa gente mal-intencionada em tempos mais modernos, a gente precisa voltar um pouco para aos primórdios desse mito da arte clássica branquinha: a Renascença.

Saiba mais sobre isso ouvindo A Falsificação da Arte Greco-Romana.


BAIXAR VERSÃO ZIPADA

download versão zipada


AJUDE O TEMACAST A CRESCER

PARTICIPANTES

FONTES

VITRINE

MÚSICAS DESTE EPISÓDIO

NOSSA PLAYLIST NO SPOTIFY:

Link


NOSSO GRUPO NO FACEBOOK

Se você quer participar do nosso grupo basta ir AQUI. Participando você poderá sugerir pautas, interagir com outros ouvintes do Temacast, participar de sorteios e saber com antecedência de várias coisas que ocorrerão num futuro breve.


ASSINAR

Feed | iTunes | Android | Email | Spotify


TemaCast © 2014-2021
Scroll Up