História da Pirataria (Dos Povos do Mar à Portugal):

O termo pirata na língua portuguesa foi derivado do latim pirata (“ladrão dos mares”), que por sua vez derivou do grego peiratés (“aquele que ataca”, “assaltante”). O primeiro escritor a utilizar a palavra pirata ou peiratés no seu sentido moderno foi ninguém menos que o poeta grego Homero, o autor dos poemas A Ilíada e Odisseia. O poeta grego utilizou o termo na Odisseia, que, portanto, é o primeiro texto literário conhecido sobre piratas.

No entanto, os relatos das primeiras atividades piratas foram feitos não pelos gregos, mas pelos egípcios, as primeiras grandes vítimas de ataques piratas. As fontes primárias desses primeiros relatos são as chamadas “cartas de Amarna”, escritas entre 1360-1332 AEC, e que consistem em uma série de correspondências diplomáticas entre a administração egípcia e reis e líderes em reinos vizinho, como a Babilônia, Canaã, Amurru e etc. Nessas cartas, o faraó Amenhotep III e seu filho, o futuro faraó Akhenaton, e os seus embaixadores, descrevem os piratas genericamente como os “Povos do Mar”. Os Povos do Mar incluíam dezenas de etnias que existiam no Mediterrâneo, entre eles filisteus, hititas, fenícios, cananeus e até antepassados dos próprios gregos (ou helenos). O principal alvo dos Povos do Mar eram carregamentos de metais e pedras preciosas, mas também a captura de pessoas ricas ou nobres para pedir resgate aos familiares. Outra “fonte de renda” dos Povos do Mar era o tráfico de escravos. Na antiguidade, os principais alvos dos traficantes de escravos eram mulheres e crianças.

História da Pirataria (Dos Povos do Mar à Portugal):

Embora os egípcios tenham sido um dos primeiros povos a combater os Povos do Mar, a maioria dos faraós se limitou a repelir esses ataques do litoral egípcio. Isso permitiu a formação de dois principais polos de pirataria no Mediterrâneo: o fenício e o grego…

Saiba mais sobre isso ouvindo História da Pirataria (Dos Povos do Mar à Portugal).


BAIXAR VERSÃO ZIPADA

download versão zipada


AJUDE O TEMACAST A CRESCER

PARTICIPANTES

FONTES
  • Under the Black Flag, David Cordingly
  • Histórias de Portugal em Marrocos, Frederico Mendes Paula
  • Outras fontes

VITRINE

MÚSICAS DESTE EPISÓDIO

NOSSA PLAYLIST NO SPOTIFY:

Link


NOSSO GRUPO NO FACEBOOK

Se você quer participar do nosso grupo basta ir AQUI. Participando você poderá sugerir pautas, interagir com outros ouvintes do Temacast, participar de sorteios e saber com antecedência de várias coisas que ocorrerão num futuro breve.


ASSINAR

Feed | iTunes | Android | Email | Spotify | Telegram


TemaCast © 2014-2022
Scroll Up