A Crise Alimentar em 2022:

Durante a guerra fria, uma série de iniciativas no México, Índia e Brasil, que incluíam modificação química do solo, o uso de pesticidas e a manipulação genética de grãos, gerou um crescimento exponencial da produção de alimentos no mundo, tirando nada menos que cerca de 600 milhões de pessoas da miséria extrema já no início dos anos 80. Essa revolução ocorrida na produção de alimentos entre os anos 60 e 70 ficou conhecida como a “Revolução Verde”. Para se ter uma ideia, só no Brasil, a produção agrícola nos últimos 50 anos cresceu cerca de 170%, enquanto que a área utilizada para a agricultura cresceu menos de 40%. Em números gerais, 130 milhões de hectares de mata nativa do Brasil foram poupados de serem convertidos em terras agrícolas entre 1976 e 2016.

Contudo, nem tudo são flores na revolução verde: além do uso exacerbado de pesticidas, a Revolução Verde contribuiu enormemente para acelerar as mudanças climáticas, que somadas ao crescimento populacional, problemas logísticos, gerou uma nova crise alimentar.

A Crise Alimentar em 2022

Em 2007, os preços internacionais das commodities alimentares alcançaram o mesmo patamar dos anos 1970, ou seja, o mesmo patamar do período pré-Revolução Verde. Como consequência, o número de pessoas afetadas pela fome atingiu o seu recorde: nada menos que um bilhão de seres humanos vivendo na extrema miséria, e pelo menos outros três bilhões vivendo em insegurança alimentar. Ou seja, quase metade da humanidade poderia ficar sem ter o que comer nos próximos anos. Ainda que em números relativos a fome seja menor hoje do que no passado, pode-se dizer que nunca tantas pessoas passaram fome juntas.

Saiba mais sobre isso ouvindo A Crise Alimentar em 2022.


BAIXAR VERSÃO ZIPADA

download versão zipada


AJUDE O TEMACAST A CRESCER

PARTICIPANTES

FONTES

VITRINE

MÚSICAS DESTE EPISÓDIO
  • Street Food [Jazz Hop / Lofi / Asian Beats] (YouTube)

NOSSA PLAYLIST NO SPOTIFY:

Link


NOSSO GRUPO NO FACEBOOK

Se você quer participar do nosso grupo basta ir AQUI. Participando você poderá sugerir pautas, interagir com outros ouvintes do Temacast, participar de sorteios e saber com antecedência de várias coisas que ocorrerão num futuro breve.


ASSINAR

Feed | iTunes | Android | Email | Spotify | Telegram


TemaCast © 2014-2022
Scroll Up