[baixar versão zipada]

– Guerra de Canudos –

Guerra de Canudos, ou Campanha de Canudos, foi o confronto entre o Exército Brasileiro e os integrantes de um movimento popular de fundo sócio-religioso liderado por Antônio Conselheiro, que durou de 1896 a 1897, então na comunidade de Canudos, no interior do estado da Bahia, no nordeste do Brasil. O governo da Bahia, com apoio dos latifundiários, não concordavam com o fato dos habitantes de Canudos não pagarem impostos e viverem sem seguir as leis estabelecidas. Afirmavam também que Antônio Conselheiro defendia a volta da Monarquia.

Por outro lado, Antônio Conselheiro defendia o fim da cobrança dos impostos e era contrário ao casamento civil. Ele afirmava ser um enviado de Deus que deveria liderar o movimento contra as diferenças e injustiças sociais. Era também um crítico do sistema republicano e como ele funcionava no período…

Saiba mais sobre isso ouvindo este episódio…


PARTICIPANTES

VEJA MAIS
FONTES

GRUPO “SAIBA MAIS” DO TEMACAST NO FACEBOOK

Link

Acesse e veja as regras para participar do sorteio de um livro do Igor Alcantara


FOTOS DA ÉPOCA
Os prisioneiros de Canudos - foto de Flávio Barros - 1897

Os prisioneiros de Canudos – foto de Flávio de Barros – 1897

Vista geral de Canudos - foto Flávio de Barros

Vista geral de Canudos – foto Flávio de Barros

Soldados e um conselheirista ao centro - Foto de Flávio de Barroa

Soldados e um conselheirista ao centro que seria degolado em seguida – Foto de Flávio de Barros – 1897

Corpo de Antônio Conselheiro morto - Foto de Flávio de Barros

Corpo de Antônio Conselheiro morto – Foto de Flávio de Barros – 1897


MÚSICAS DESTE EPISÓDIO

■ Edu Lobo – Canudos
■ Meyson – Cordel para Conselheiro
■ Daniel Zanna – Canudos
■ Raimundo Fagner – Antonio Conselheiro
■ Grupo ECCO – Sobradinho
■ Chico Pottier – Guerra de Canudos
■ Chico Mário – Guerra de Canudos
■ Quinteto Amorial – Zabumba Lanceada
■ Fábio Paes – Salve Canudos
■ Trio Nordestino – Antonio Conselheiro
■ Fernanda Takai – Diz que fui por aí
■ Gal Costa – Meu bem, meu mal
■ Maria Bethania – Brincar de viver
■ Tim Maia – Não vou ficar
■ Tribalistas – Carnavália
■ Cássia Eller – O segundo sol

  • Marcio Castro

    Feliz de acha um podcast com conteudo

    • Obrigado Márcio! Seja bem vindo.

      abraço

    • Domingos Junior

      fica a dica de outros programas com conteúdo.
      Scicast
      Dragões de Garagem
      Braincast
      Escriba Cafe (de historia)
      Café Brasil
      Zing

      Espero ter contribuindo com ao menos um podcast desconhecido 😉

  • Andrechc

    Caraca excelente cast sobre guerra de canudos, aprendi mais com esse cast do que no colégio, deveria ser adotado pelo MEC, parabéns.

    • Valeu André!
      Tentamos levar o máximo de conhecimento sobre o assunto que escolhemos.
      abração

  • Cara Turma do Temacast, posso dizer que este episódio foi fantástico muito bem elaborado e com as prazerosas participações de Igor Guedes e Igor Alcantara que valorizaram ainda mais o tema abordado. Os programas são verdadeiras aulas e estão guardados para ouvir novamente.
    Conheci o Temacast através do Café Brasil e daí por diante tornei-me fã incondicional, sou apreciador de história geral e não poderia deixar de ouvi-los.
    Mais um que pertence aos 10 melhores da minha lista, muito obrigado, abçs!

    • Olá Noel!
      Obrigado por comentar e por expor o teu parecer sobre o nosso trabalho!

      abraço

  • Carlos Nani

    Ótimo pauta como sempre. O máximo que eu me lembrava da Guerra de Canudos foi o filme que passou na tv, realmente não lembro sobre nada do que vi no colégio, infelizmente. É impressionante que o fato de certas passagens da história do Brasil serem meio que “esquecidas” e deixadas de lado nas instituições de ensino no nosso país, principalmente as mais “embaraçosas” para nossos ex-governantes.
    Um detalhes importante sobre a ponte Presidente Costa e Silva, que demorei a reconhecer o nome, já que tinha ouvido falar e não lembrava exatamente onde. A ponte Presidente Costa e Silva no Rio de Janeiro é conhecida por Ponte Rio–Niterói e quase ninguém conhece/chama ela com o nome a qual foi batizada.

    Um abraço e fico na ansiedade pelo próximo episódio !!!

    • Obrigado Carlos!
      um grande abraço “ansioso” por novidades também” hehehehe!

  • Nerdanderthal

    Nelson Portugal- Rio de Janeiro – Arquiteto – 63 anos

    Parabéns, gente, por mais um tema inusitado.

    Cada vez mais descubro figuras históricas brasileiras que poderiam ser ídolos em muitos países, mas aqui, só se tornam ídolos aqueles que interessam aos políticos.
    No Rio existe o feriado de Zumbi dos Palmares, nada contra o personagem que poderia até virar um tema, mas criarem um dia especial, com feriado e tudo, foi visivelmente interesse de alguns políticos em arrebanharem votos dos eleitores afrodescendentes.

    Pela sua história, Antonio Conselheiro merecia pelo menos maior destaque pela mídia e pelas aulas de história em nossos colégios.

    Sobre a Ponte Presidente Costa e Silva no Rio de Janeiro, é justamente a conhecida Ponte Rio-Niterói inaugurada em 1974.
    Houve uma tentativa do Ministério Público em mudar o nome por se tratar de um Presidente da era negra da Ditadura Militar, mas foi negada pela Justiça Federal do Rio de Janeiro.

    Maiores detalhes – http://odia.ig.com.br/noticia/rio-de-janeiro/2015-01-09/justica-nega-mudanca-de-nome-da-ponte-rio-niteroi.html

    Abraço a todos e baseado no que disse nosso querido Igor Guedes, bem que essa Guerra de Canudos poderia ser chamada de Guerra de CORNUDOS!!!

    Obs: Avisem ao Léo Bruski que a IPSTC (Igreja Podcastal dos Seguidores do Tema Cast) já está registrada por mim e que para usar esse nome ele deverá pagar Direitos Autorais de R$500,00 como doação ao TemaCast!!!!

    • Valeu Nelson! Também acho que sua sugestão de nome para a guerra seria melhor. rsss.

      Um abraço!

    • Obrigado por vir comentar Nelson!
      Um grande abraço e o teu recado para o Léo já-já ele vai responder…

      abraço

    • Igor Guedes

      kkkk

  • Olá pessoal do Temacast, aqui é o Marcos Daniel.

    Episódio excelente novamente.

    minha colaboração para o episódio vem para informar algumas coisas sobre o assunto dos nomes desses militares que foram homenageados com Avenidas escolas etc… Em Porto Alegre uma das principais avenidas de acesso a Capital (Castelo Branco) teve seu nome trocado para (Avenida da Legalidade e da Democracia) e na câmara de vereadores tramita um projeto de lei que pretende trocar todos os nomes de homenagens a essas pessoas! um projeto bem polêmico aqui na capital. segue link pra quem quiser dar uma olhada!

    https://portoimagem.wordpress.com/2015/04/11/projeto-propoe-extinguir-nomes-ligados-a-ditadura-em-porto-alegre/

    • Grande Daniel!!
      Valeu pela visita e comentário e obrigado pela informação. Quem sabe com o tempo essas figurinhas opressoras sejam eliminadas e colocadas fora da vista do cidadão comuns, né?

      grande abraço

  • Rabbony Santos

    Olá Temacast,

    venho através do podcast Café Brasil que indicou esse que está entre os melhores podcasts que eu conheço. Sobre o tema em gestão, sempre ouvia falar que canudos era somente um lugar de reunião de adoração de um falso profeta, engano corrigido após ouvi-los. Nunca tinha imaginado a amplitude que foi esse acontecimento em nossa história, muito obrigado por esse e vários outros momentos de esclarecimentos que deveriam esta na grade curricular nas aulas de história. Continuem com esse ótimo trabalho, principalmente com temas sobre a história do Brasil.

    • Valeu Rabbony!
      Obrigado pela visita e comentário! Que bom que gostou do nosso conteúdo. Nós, brasileiros, temos sim vários acontecimentos dignos de serem citados e que não merecem a devida atenção!

      grande abraço

  • Comecei a ouvir agora 🙂

  • Bom pra caramba! Por enquanto é só isso.

    • Olha só Nito! “Bom pra caramba” é bom pra camba, hein?

      abraço

  • Olá Francisco e Igor (s)

    Excelente podcast sobre a Guerra de Canudos, e principalmente como a maneira abordada por todos. Em especial pelo Igor Guedes que sempre sabe espinafrar figuras históricas como poucos.

    Realmente um conflito que deveria ser explicado mais detalhadamente nas escolas, sobretudo primárias, é o da Guerra de Canudos.

    Apenas senti falta de mais dados sobre o Antonio Conselheiro, e sobre quais eram seus braços direitos. Claro que eu pessoalmente não sei, mas eu gostaria até para matar a minha curiosidade sobre o tema.

    Se haver espaço para sugestões gostaria de sugerir um sobre a Guerra do Paraguai, e se não for pedir MUITO, até mesmo para elucidar quem está pedindo, um sobre o Golpe de 64.

    Um programa sobre o Golpe e a Ditadura seria de grande utilidade a quem estiver levantando a bandeira de uma volta da ditadura.

    Pessoalmente acho que é uma minoria tão minoria, que jornalistas medíocres estão focando em 10 pessoas gritando sobre isso, e esquecendo que há 1 milhão gritando o contrário. Acredito portanto que o principal é encontrar, ou mesmo apontar, quem são estas pessoas que, como Cazuza afirmou, “transforma o país inteiro em um puteiro porque assim se ganha mais dinheiro”.

    Um outro ponto que acredito que abrilhantaria ainda mais o programa seria uma sessão “que fim levou” (para homenagear as referências futebolísticas do Igor Guedes) dos principais personagens como os generais, coroneis e até mesmo os presidentes da época. Assim tornaria mais profundo o podcast, assim como mostraria de maneira tridimensional o ambiente da época.

    Parabéns pelo trabalho

    Luciano

    • Fala aí Luciano!

      Eu acredito que não haja tantas mais informações dobre o Conselheiro além das que falamos. Quanto aos seus braços eram aqueles mesmos que nós citamos: Pageú, Pedrão, Joaquim Mambira e João Abade. Sobre o golpe de 64 o Temacast tem um episódio que fala sobre isto, o #4 “Regime militar – do golpe à abertura”.

      Sobre sugestões eu pediria que você fizesse lá no nosso grupo do Facebook que é onde concentramos todas as sugestões num post específico. O link do grupo está acima, no corpo deste post.

      Muito obrigado pela visita, comentário e elogios!

      abraços

      • Oi Francisco

        Obrigado pela rápida resposta.

        Vou procurar sobre este episódio então. Então “substituo” minha sugestão para a “revolução de 30” e os anos de Getúlio Vargas (conhecido como Estado novo).

        A questão das sugestões fica difícil para mim. Porque eu escuto os episódios no meu trabalho, no qual o Facebook é bloqueado e até mesmo o sinal 3G de meu celular é uma porcaria. Por isso comento pelo Disqs (que não é bloqueado ainda).

        Se quiser pode “copiar/colar” o que eu sugerir, e ver crescer. Quando chego em casa tenho apenas de atualizar o site, fazer entrevistas e etc. Então ficaria devendo neste aspecto de feedback.

        Abraços Luciano

        • Ok, Luciano… de qq modo a tua sugestão já consta lá no grupo do Temacast!
          abraço

  • Fala aí Luciano!

    Eu acredito que não haja tantas mais informações dobre o Conselheiro além das que falamos. Quanto aos seus braços eram aqueles mesmos que nós citamos: Pageú, Pedrão, Joaquim Mambira e João Abade. Sobre o golpe de 64 o Temacast tem um episódio que fala sobre isto, o #4 “Regime militar – do golpe à abertura”.
    Sobre sugestões eu pediria que você fizesse lá no nosso grupo do Facebook que é onde concentramos todas as sugestões num post específico. O link do grupo está acima, no corpo deste post.
    Muito obrigado pela visita, comentário e elogios!

    abraço

  • Wilton Alves

    Parabéns mais uma vez pela qualidade impecável do Cast tanto no sentido técnico quanto no conteúdo.

    Novamente aprendi muito com o Cast, nem vou comparar com o “conhecimento de escola” porque esse nem arranhou a superfície de tudo o que poderia ter sido abordado partindo do fato Histórico. Mesmo o Cast em si, apesar de impecável é muito curto para abordar questões mais filosóficas como a fundação de uma comunidade baseada nos valores positivos da religiosidade ao invés do “clichê anti religioso” a que estamos habituados….

    Além do conhecimento relevante da nossa história que vocês estão trazendo tenho que ressaltar que um efeito colateral do que vocês estão produzindo, é trazer à tona a percepção de que temos sim heróis nacionais que deveriam ser lembrados sem a necessidade de se violentar a história a fim de se produzir um ideário raso e controverso.

    PS.: Tô cada vez mais ansioso para um cast sobre os Bandeitantes…. ai ai ai, o que será que sai daí hein!? hahahahahahahaha

    • Fala Wilton!!!
      De novo você dando a maior força para o TC. Mas, então, se em apenas uma hora e pouco podemos reunir e expor uma quantidade de fatos históricos que fica bem acima do que é dado na grade escolar, o que seria se fossem reservadas umas 5 horas para cada assunto?
      Bom, a realidade não é assim, então vamos adiante fazer algo que possa reduzir estas diferenças da nossa pobre grade escolar!

      Sobre os Bandeirantes, hehehe! Sai muita coisa amigão… pode apostar… espere…
      abraço

  • Mais um episódio sensacional do Temacast, parabéns novamente.

    Pelo conteúdo e a maneira de apresentar os temas, vocês já podem pedir ao MEC autorização para elaborar a prova e ao final de um ano certificar os ouvintes com diplomas de história.

    Grande abraço a toda equipe

    • Ahahaha! Essa foi legal Gilberto…

      Muito obrigado pelo elogio e comentário!

  • Alexandre Monteiro

    Viva,

    Também conheci o Temacast através do Café Brasil e já está na minha lista de favoritos. Sou um ouvinte atento de podcasts e contam-se pelos dedos aqueles que possuem uma qualidade assinalável. O Temacast está entre eles.

    Gosto da forma serena, calma e profunda com que tratam os temas e também da excelente trilha musical que costumam apresentar. Meus Parabéns.

    Em relação a este episódio penso que aqui e ali se deixaram levar demasiado pelo vosso posicionamento e foram um pouco acríticos em relação à figura do Conselheiro e algo maniqueístas em relação ao outro lado. Nestes temas raramente existem só bandidos e mocinhos e também aqui é difícil separar tão convictamente “bandidos” (os militares) e «mocinhos” (Conselheiro e seguidores). As coisas costumam ser mais complexas do que isso.

    Espero que não levem a mal meu comentário e reforço a minha admiração pelo vosso trabalho. Uma sugestão sobre outro tema complexo: A Guerra do Paraguai. Para mim o mais interessante episódio da História do Brasil e que atualmente está num momento historiográfico muito rico.

    Aquele Abraço

    Alexandre Monteiro
    Coimbra-Portugal

    • Olá, Alexandre!
      Muito obrigado pela visita e por nos fazer conhecer a tua opinião sobre o Temacast. Ficamos muito honrados com teus elogios e igualmente honrados com a tua opinião sincera sobre o conteúdo que produzimos e, acredite, a respeitamos muito!
      Quanto à Guerra do Paraguai já está na nossa lista de pautas futuras, aguarde!

      Abraço

  • Bruno Wiltemburg

    Excelente episódio, novamente!

    Mais uma vez, o déficit de aprendizagem das escolas brasileiras é evidente. Aprendi em pouco mais de uma hora, muito mais sobre a Guerra de Canudos do que em alguns meses de aula na escola pública.

    Lembro-me de um professor de filosofia, que comentava que o brasileiro conhece os feitos de heróis e artistas estrangeiros e esquecem, ou são forçados a esquecer da nossa história, que é riquíssima.

    Parabéns pelo episódio e pela profundidade do tema.

  • Mais um episódio impecável!
    Realmente é deprimente a precariedade do ensino no Brasil, coisa que certamente é proposital, pois povo inculto é mais fácil de manipular.
    Gosto muito de temas históricos e gostaria de sugerir a seguinte pauta para um episódio futuro: Aníbal Barca e as Guerras Púnicas, aproveitando que Cartago foi citada no presente episódio.

    Grande abraço.

  • Olá, Régis
    Muito obrigado pelo comentário e elogio e desculpe pelo “SPAM” que o DISQUS colocou na tua msg. O estranho é que qdo ele faz isso normalmente notifica através de email e desta vez não veio nada…
    Seja bem vindo!

    abraço

  • Rodrigo Prieto

    Goiânia, 28 anos, engenheiro.
    Obrigado pelo excelente Cast.
    Essa é minha primeira participação, tenho acompanhado a mídia a pelo menos um ano e nessa ultima semana, tive contato com o vosso programa através da indicação do Luciano Pires. Já comecei uma maratona e percebi que desde o primeiro programa, o conteúdo, o cuidado com a edição e a condução dos programas me cativaram.
    Muito bom ouvir um pouco mais da nossa historia. Precisamos conhecer essas figuras nacionais, e que são cultuados regionalmente, como o JK em Brasília, o Lampião no Nordeste, Bento Gonçalves no Rio Grande do Sul e tantos outros… que nem sempre são respeitados ou entendidos em todo o território.
    Parabéns mais uma vez!
    Esse tema, heróis nacionais é muito bom! Assim foi com o cast Mauá, Lampião, Raul… se me permitirem sugerir uma pauta, seguiria por essa linha.
    Abraços.

  • Olá Francisco, olá igor.
    Primeiramente queria agradecer a vocês pelo genial Podcast que é o Temacast, que conheci algumas semanas atrás e me surpreendi muito com o conteúdo que vocês apresentam. Eu adoro historia, primeiramente, sou fascinado na ciência que estuda o homem do tempo, e descobrir que tem por ai um podcast que fala de acontecimentos históricos e coisas sinistras é de um satisfação imensa, adorei esse episódio da guerra de canudos como também da guerra fria e do barão de Mauá. Tirando o episódio da inveja que foi sensacional, com todos aqueles especialistas discutindo sobre o tema eu me senti como se eu estivesse dentro da conversa, o que é muito prazeroso. Em fim, todos Podcasts que já ouvi eu gostei bastante, vocês são muito bons nisso e que sempre continuem com esse trabalho maravilhoso. Abraço!
    Vida longa!

    • Valeu Mateus…
      Espero que continue conosco… vem coisa por aí!
      Aguarde

      abraço

  • Gabriele Tschá

    Oi, meninos. Adorei este episódio. Já faz alguns dias que ouvi, mas só agora consegui vir aqui comentar. Não me lembro de ter estudado Canudos na escola. Não sei se realmente este assunto não foi dado ou se a aula era tão desinteressante que acabei esquecendo, mesmo. O fato é que até agora eu achava que a História Brasileira era sem graça e sempre admirei muito mais a história de outros países. Estou feliz em descobrir que eu estava enganada. Espero ouvir mais episódios deste tema. E já que tem bastante gente sugerindo temas, vou deixar minha sugestão também: que tal um episódio sobre a Guerra do Contestado? Beijinhos!

    • Oi Gabriele!
      Obrigado pelo comentário e ficamos felizes por estar preenchendo esta lacuna na tua “escola” (aliás, qdo fazemos episódios sobre a história do Brasil também ficamos muito felizes)

      Anotada a tua sugestão!

      bjs

  • Diego Camilo

    Diego Camilo, 28 anos, Monte Carmelo-MG
    Podcast excelente! Assunto tratado por quem entende! gosto muito da participação do Igor Guedes nos casts… Abraço!

    • Valeu Diego!
      Sempre que possível teremos o Guedes conosco!

      abraço

  • Cliff Rodrigo Silva

    Um grande cast, tanto em tema, pauta ou equipe. A Guerra de Canudos – assim como as demais revoltas do período- é algo tremendamente interessante e importante. Concordo em parte com o que foi dito acerca do ensino de História, que negligencia as revoltas de cunho mais popular. Eu, particularmente, sou grande entusiasta do ensino de lutas populares e tento, sempre que a grade curricular me permite, abordar esse assunto e outros correlatos. No mais, Canudos merece sempre ser lembrado, seja pela luta do povo simples contra um sistema opressor, seja pela força desproporcional com que foi combatido. Alias, essa questão da força desproporcional ainda é, infelizmente, atual. A luta do povo de Canudos – e do povo pobre como um todo – não pode e não deve ser esquecido. No que depender de mim, não será e, por sorte, o Temacast esta aí pra garantir que isso não aconteça. Meus parabens pelo episodio, mais uma vez excelente e, pessoalmente, de todos os casts de História que vocês gravaram, esse é o que mais gostei. Parabens a todos os envolvidos e viva a luta do povo de Canudos!
    Abraços!

    • Valeu Cliff.
      Claro que qdo falamos que o ensino da histório do Brasil é negligenciada não estamos generalizando e nem culpando o professor que muitas vezes para levar um pouco de conhecimento além do que a grade exige acaba arcando com um esforço pessoal e prejuízo no próprio bolso!

      grande abraço

  • Daniel Mendonça

    Excelente programa.
    Até me animei em ler Euclides da Cunha e consegui um exemplar dos Sertões!

  • Val Demir

    Muito bom o cast. Tenho uma preferência especial pelos programas históricos, embora o TEMACAST tem produzido ótimos conteúdos, não deixo de acompanhar um único programa.

  • donihq

    Mais um nota 10. Gostei muito, Só mais uma pentelhação básica. Esse nome dado por Antonio conselheiro, Belo Monte, tem algo a ver com a usina Belo Monte? . Abraço.

    • Olá Doni,
      Eu acredito que não haja nenhuma relação entre os “Belo Monte”, já que a usina fica no Pará e Canudos na Bahia, mas vai saber, né? Uma homenagem, talvez?

      abraço

  • Pingback: Temacast #52 - A Origem da Favela - (ênfase na Favela da Rocinha)()

  • Eder Gomes do Nascimento

    Acabei de ouvir o podcast!! Muito bom parabéns pelo trabalho!! Muito bom conhecer a história esquecida do nosso país!!

    • Jorge Virgilio

      Obrigado pela mensagem e pelo elogio, Eder. Abraços!

  • Rodrigo Ribeiro

    Tinha também o João Maria, um “profeta” na região do Contestado.

    • Jorge Virgilio

      Eventualmente, pretendemos falar do Contestado também. 🙂

  • Rodrigo Ribeiro

    Temos o bairro Costa e Silva aqui em Joinville.

  • Bruno Weiss

    Acabei de ouvir o podcast. Excelente. Apesar do monarquismo exacerbado do Igor Guedes, que endeusa um imperador escravocrata e que nada fez pelo nordeste, adquiri muito conhecimento. Continue assim!

TemaCast © 2014-2017
Scroll Up