[baixar versão zipada]

– Revolução de 30 –

Antes de falarmos da Revolução de 1930, precisamos falar do período que a antecedeu. Estamos falando da República Velha. Ela começou em 15 de Novembro de 1889 com a Proclamação da República e durou até 1930 quando aconteceu o momento histórico que vamos abordar neste episódio. Foram 41 anos e 13 presidentes diferentes.
Falando brevemente sobre a República Velha, o primeiro presidente foi o Marechal Deodoro da Fonseca, que proclamou a República e conquistou o mandato através do Governo Provisório.
O Governo Provisório foi responsável por acabar com a mediação da Igreja nos interesses políticos. Deodoro da Fonseca, em seu governo, separou Igreja e Estado, determinou o fim do padroado e fez com que o casamento se tornasse um registro civil obrigatório.
Em 1891, foi elaborada a Primeira Constituição da República, baseada no texto constitucional dos Estados Unidos. Dentre as principais mudanças estavam o rompimento com o sistema monárquico, a divisão dos três poderes independentes entre si (Legislativo, Executivo e Judiciário) e a alternância da presidência com eleições diretas realizadas no período de 4 anos. Todos os homens com mais de 21 anos letrados eram obrigados a votar e as províncias passaram a ser denominadas estados, obtendo mais autonomia federativa…

Saiba mais sobre isso ouvindo este episódio…


PERSONAGENS DA VITRINE

Da esquerda para direita:

  • Getúlio Vargas
  • João Pessoa
  • Washington Luis
  • Júlio Prestes

PARTICIPANTES

VEJA MAIS
FONTES

 


MÚSICAS DESTE EPISÓDIO

■ Renato Borguetti

■ Marcus Viana – Pátria Minas

■ Tom Zé – São, São Paulo

■ Roaring Twenties – Berlin Jazz Melancoly, 1929

■ Fanny Brice  – I’d Rather Be Blue Over You, 1929

■ Demônios da garôa – Trem das onze

■ Os Serranos – É disso que o velho gosta

■  Afonso Gadelha – Baião da lua azul

■ Paulinho Pedra Azul – Só pra você

■ Suspense  Intrigue ‘ Music – Best of the Best (fonte YouTube)

■ Neto Fagundes – Canto Alegretense

■ Afonso Gadelha – O amor

■ Beto Guedes – São Paulo

■ Flávio Venturini – Beija Flor

■ Kleiton e Kledir – Maria Fumaça

■ Kleiton e Kledir – Deu pra ti

■ The Beatles – When I’m Sixty-Four

■ Alphaville – Forever Young


“SAIBA MAIS” – NOSSO GRUPO NO FACEBOOK

Se você quer participar do nosso grupo basta ir em https://www.facebook.com/groups/temacast.saibamais/. Participando você poderá sugerir pautas, interagir com outros ouvintes do Temacast e saber com antecedência de várias coisas que ocorrerão num futuro breve.

Veja o ganhador do livro na leitura de emails deste episódio e no vídeo publicado no Saiba Mais!


  • Clausman Carmo (Caçula)

    Muito bom, ótimo trabalho.
    Parabens por trazer a nos mais um temacast de conteudo e qualidade sem igual!

  • Maycon Fernando Silva Brito

    Poxa vida! Estou feliz por conhecer mais um podcast de tanta qualidade. Parabéns a toda a equipe pela organização, fluidez e leveza que faz com que temas tão densos fiquem tão fluidos e gostosos de serem escutados. Este episódio em especial foi muito interessante para mim, pois tampou diversos buracos deixados na minha aprendizagem escolar em relação ao tema. Obrigado por tanta dedicação, vocês merecem ser a nata do podcast brasileiro.

    • Olá Maycon!
      Obrigado pelo comentário e reconhecimento…
      O nosso objetivo é exatamente este!

      abraço

    • Obrigado Maycon!

  • A pedido do @igoralcantara:disqus vim comentar. Em passagem por João Pessoa em 2010, ouvi outra historia sobre o politico local. Pelo que entendi o cara que me contou, passou para mim como se ele fosse uma especie de heroi. Por isto as cores da bandeira: Vermelho do sangue derramado, preto do Luto e o NEGO negando a se render a opressão, ou algo assim.. Mas mais um episodio a ser recomendado.

    • Eu não diria que ele foi um heroi, bem ao contrário, mas a Aliança Liberal criou essa imagem sobre ele para conquistar o apoio popular para sua revolução.

  • Nelson Leandro Soares

    Normalmente não tenho o costume de comentar em nada que consumo na internet porem o trabalho que vcs vem desenvolvendo trazendo de volta a memoria parte de nossa historia que poucos conhecem e muito bom, conheci o TemaCast a pouco tempo, através do scicast com uma participação do Seixas e logo fui conhecer e como sou um amante de historia não teria como nao me apaixonar foi amor a primeira ouvida rs
    Logo fui querer me inteirar e me aprofundar e querer de alguma contribuir foi onde vi que poderia estar contribuindo com a Capa para o grupo do facebook. Espero que continuem assim pois o trabalho de vcs e incrivel
    Um grande abraça
    Nelson

  • Rafael Antunes

    Olá
    Devido ao puxão de orelha do Igor em seus ouvintes vim aqui comentar.
    Acredito que para construirmos um futuro melhor devemos conhecer o nosso passado, para assim evitar repetir os erros e seguir alguns bons exemplos.
    Os últimos podcasts lançados foram de longe melhores do que muitas aulas de história da escola, talvez seja a forma como o tema é abordada no cast ou eu que estou mais maduro e estou procurando aprender mais???
    Não sei responder, mas acredito que se eu tivesse o temacast ao meu lado nos tempos de escola, teria gostado muito mais das aulas, pois hoje estou sedento de conhecimento, e ouvir um cast como este me satisfaz e me estimula a querer mais!
    Muito obrigado, continuem assim, vocês são mestres!!!

  • Priscila Guerrero

    Oi, pessoal! Gostei muito do episódio e eu tinha esquecido dessa parte da história mesmo. Quando ouvi a introdução, achei que vocês tinham errado, pois eu só lembrava da Revolução de 32, mas aí vi que era nada verdade outra coisa, digamos, o prelúdio de 32. Bom, para agregar deixo aqui um artigo bacana que saiu no Estado de São Paulo, cheio de fotos da época: http://acervo.estadao.com.br/noticias/acervo,rotogravura-revela-bastidores-da-revolucao-de-1932,11238,0.htm

    • Brigadão pelo comentário e pela dica, Priss!

      abraço

    • Nem vou comentar muito se não eu acabo contando qual é o episódio que sai amanhã. Realmente é fácil confundir as revoluções de 30 e 32, já que ambas tem Getúlio contra paulistas.

  • Victor Camargo

    Bom dia, Boa tarde e boa noite! Gosto muito do TemaCast, sem duvidas um dos melhores da Podosfera! Fico sempre ansioso pelo próximo! Continuem nos presenteando. Gostaria de sugerir um tema: Luta das Classes e Marxismo. Abraços

    • Olá Victor,
      obrigado pela visita e pela sugestão.
      Gostaria de te convidar a participar do nosso grupo no Face cujo link está acima, no post e que tem uma postagem específica para sugestões de pauta.

      grande abraço

    • Muito obrigado Victor!

  • Homero Luz

    Ola ja escutei muitos episodios, de vocês como é bom ouvir um podcast sobre temas historicos tratando com seriedade fatos historicos brasileiros, sem ser caricatos.
    Acho muito interessante esses temas sobre as revoltas nacionais. Cheguei aqui por algum jabá do Igor que ja conhecia do mundo freak. Sucesso.

    • Olá, Homero
      Obrigado pela visita e elogios. Tomara que fique conosco também!

      abraço

      • Homero Luz

        Ja está na lista dos que sempre escuto sim.

    • Obrigado Homero! Acho que você vai gostar do próximo episódio então, que sai amanhã!

  • Pingback: Subverso #26 – Jurassic Park & Jurassic World | Altverso()

  • Wilson Brancaglioni

    Olá amigos do Temacast,

    Sou o Wilson Brancaglioni, 39 anos e Bancário de São Paulo/SP

    Ouvindo o programa percebi que a nossa história é recheada de acontecimentos semelhantes, ou seja, pequenos grupos detentores de grande poder querendo a todo custo se perpetuar. Por isso que hoje não discuto muito a política, pois fica difícil saber quem está certo. O que está certo é ouvir o TemaCast e aprender sobre política do café com leite e por conta de uma manutenção de poder da oligarquia paulista ocorreu a revolução de 30.

    Parabéns pelo programa,

    Wilson Brancaglioni
    http://www.estantedowilson.com.br/

    • Obrigado pelo retorno e pelo comentário Wilson.
      grande abraço

  • Ricardo Tamanini

    Os livros mencionados nesse cast sobre Getúlio Vargas são de autoria de Lira Neto.
    – Getúlio 1882-1930: Dos Anos de Formação à Conquista do Poder;
    – Getúlio 1930-1945: Do Governo Provisório à Ditadura do Estado Novo
    – Getúlio 1945-1954: Da Volta Pela Consagração ao Suicídio.
    Tenho os três exemplares, mas não li ainda pois tenho outros na fila.

  • Rodrigo Ribeiro

    Quatiguá! A cidade da família da minha mãe. Inclusive cheguei a morar lá entre 1993-95. Minha avó contava histórias da Revolução. Quem conhece a cidade nota que ela fica num vale, com morros ao norte e sul, que serviam de trincheiras. Ainda nos anos 90 ouvíamos histórias do pessoal encontrando armas e munições do combate perdidas nos terrenos.

TemaCast © 2014-2017
Scroll Up