[baixar versão zipada]

– Temacast – 1º Aniversário –

Este é o nosso episódio #26 e é também quando fechamos o nosso 1º ano de atividade. Nós iremos falar sobre o hábito de se comemorar aniversários e de quebra vamos falar um pouco sobre como tudo começou e trazer vários depoimentos de amigos para celebrar conosco a data. Bom, primeiramente vamos falar sobre comemorações de aniversário. De acordo com o livro The Lore of Birthdays (“A Sabedoria dos Aniversários”, sem tradução em português), dos antropólogos americanos Ralph e Adelin Linton, aniversários merecem comemorações desde o Egito antigo, ou seja, a moda surgiu por volta de 3000 a.C. Tanto os egípcios quanto os gregos, que adotaram o costume, restringiam as comemorações apenas a seres superiores: faraós e deuses. Com o tempo, o hábito foi se estendendo aos mortais e contaminou também os romanos, que davam o privilégio ao imperador, a sua família e aos senadores. Nos primórdios do cristianismo, o costume foi abolido por causa das suas origens pagãs. Foi só no século IV que a Igreja começou a celebrar o nascimento de Cristo, o Natal. Daí, ressurgiu o hábito de festejar aniversários e pouco a pouco foram surgindo as peças simbólicas: o bolo, as velinhas, o “parabéns a você”…

Saiba mais sobre isso ouvindo este episódio…


PARTICIPANTES
DEPOIMENTOS 

VITRINE

CONCURSOS PARA GANHAR LIVROS

1 – Através da hashtag #AniversarioTemacast

O ouvinte deverá escolher o episódio do Temacast que ele mais gostou e compartilhar o link nas redes sociais Twitter e/ou Facebook e utilizar a hashtag #AniversarioTemacast. (ATENÇÃO: Compartilhamentos no Grupo Saiba Mais do Temacast não serão computados)

Período: entre 15/08/2015 e 30/08/2015.

Será entregue 1 (um) livro do Igor Alcantara a ser escolhido pelo ganhador dentre os 5 que ele já publicou.

■ O ganhador será aquele cujo post for o mais curtido nas redes sociais. As redes sociais participantes são Facebook e Twitter apenas. As curtidas de uma rede não se somam à de outra, são contadas como participações separadas.

Caso haja empate entre dois ou mais ouvintes será feito um sorteio.

2 – Através de comentário neste episódio

O ouvinte deverá escrever um comentário NESTE episódio dizendo o que o Temacast representa para você, o que ele acrescentou na sua rotina ou que tipo de mudança causou. Enfim, dizer qual é a sua relação com o Temacast.

Período: entre 15/08/2015 e 30/08/2015

Será entregue 1 (um) livro do Igor Alcantara a ser escolhido pelo ganhador dentre os 5 que ele já publicou.

■ O ganhador será aquele que receber melhor avaliação pela equipe do Temacast.

livros-igor


MÚSICAS DESTE EPISÓDIO

■ Parabéns da Galinha Pintadinha

■ Katy Perry – Birthday

■ Miley Cyrus – We Can’t Stop

■ Flo Rida – Let It Roll

■ Katy Perry – This Is How We Do

■ John Newman – Love Me Again

■ Bruno Mars – Locked Out of Heaven

■ Astor Piazzola – Adios Nonino

■ The Doobie Brothers – Long Train Runnin’

■ The Doors – The Changeling

■ The Beatles – Birthday

■ Israel Kamakawiwo’ole – Over The Rainbow  What A Wonderful World

■ Phil Collins – Colours

■ Creedence Clearwater Revival – Proud Mary

■ Kim Carnes – Bette Davis Eyes

■ Akon –  Beautiful

■ Jane Birkin & Serge Gainsbourg – Je T’aime…  Moi Non Plus

■ Al Green – Sha – La – La (Make Me Happy)

■ Oingo Boingo –  Just Another Day

■ Pet Shop Boys – It’s A Sin

■ Queen – The Show Must Go On

■ Sade – The Moon and the Sky

■ Scorpions – When The Smoke Going Down

■ Simply Red – Sunrise

■ Will to Power –  I’m Not In Love


TEMACAST NA RideFM

O Temacast é reproduzido todas as 2ª feiras as 15:00h com reprise as 21:00h pela RideFM no endereço abaixo

RideFM


NOSSO GRUPO NO FACEBOOK

Se você quer participar do nosso grupo basta ir em https://www.facebook.com/groups/temacast.saibamais/. Participando você poderá sugerir pautas, interagir com outros ouvintes do Temacast e saber com antecedência de várias coisas que ocorrerão num futuro breve.


  • zé do Desemprego

    parabens amigos,e que venham muitos mais

  • Wiley Marques

    Parabéns pelo excelente podcast! Espero que possamos comemorar mais muitos e muitos anos!

    Fiz um comentário no podcast passado mas acabei percebendo que falhou na hora do envio… ?

    Havia dito que seria legal fazer um endereço para que os usuários possam acessar o grupo Saiba Mais no Facebook.
    Uma no molde de “saibamais.temacast.com.br” ou “temacast.com.br/saibamais”, assim fica muito mais simples entrar no grupo.
    Posso contribuir com essa ajuda, caso necessário.

    Sem mais delongas, um grande abraço a vocês!

    • Olá, Wiley
      Obrigado pela visita e comentário.
      Não tenho certeza se entendi o que você quis dizer com “fazer um endereço”, mas claro que queria saber com detalhes. Quem sabe nos falamos lá pelo Facebook numa MP?

      abraço

    • Achei uma boa ideia!

  • Grande Francisco e Igor, meus parabéns pelo primeiro de muitos anos de vida do nosso querido Temacast!
    Continuem com este grande trabalho, com essa dedicação e profundidade nos assuntos abordados. Prossigam contribuindo com a cultura e fazendo companhia a todos nós, seja em casa, no trabalho, nos deslocamentos. Enfim, continuem nos enriquecendo culturalmente e nos entretendo.

    Grande abraço!

    PS: ainda no aguardo de um episódio sobre Aníbal Barca e as Guerras Púnicas. Sugeri o tema a vcs e ao Scicast, vamos ver quem fará primeiro hehehehehe

    • Jairo!
      Obrigado novamente pelo teu comentário e pelas considerações.
      Tua sugestão está anotada e certamente iremos abordar futuramente!

      grande abraço

    • Boa sugestão. Acho mais fácil o SciCast (que são nossos amigos) fazer primeiro já que eles estão abordando civilizações antigas neste momento.

      Aliás, escute o episódio deles mais recente que conta com a minha participação.

  • Homero Luz

    Peabens ao temacast e a seu host Fransisco, sempre via esse hiato em temas historicos mas o temacast esra ajudando a preencher esse espaço entre meus atendimentos diarios, mas não imaginava que o Fransisco e o Igor não se conheciam, pois a integracao entre os dois e muito boa. Entao so tenho a agredecer mais esse podcast.
    Agora um off topic sobre o doce brigadeiro o Fransisco como residente em Porto Alegre deve comer negrinhos.

    • Homero,
      muito obrigado pela visita e comentário.
      É verdade, aqui em Porto Alegre o pessoal chama de negrinho o brigadeiro e de branquinho o mesmo doce sem o chocolate

      abraço

    • Obrigado pelo seu comentário, Homero!

  • Amanda Figueiredo Malta

    Feliz aniversário para o meu podcast preferido!! Obrigada pela cia cultural que vcs me fazem:) sou mt grata por todo conhecimento divulgado por vcs com tanta atenção, cuidado e carinho:) Fica aqui um grande abraço da ouvinte de vcs, que já chegou a ouvir pelo menos 2 vezes cada episódio (alguns já ouvi 3, 4 vezes), esperando ansiosamente pelo próximo 🙂 O Temacast já faz parte da minha rotina e espero que continue fazendo durante mts anos *.*

  • Bruno Debesa

    Descobri vocês hoje e já ouvi a edição de aniversário, que me deu a boa impressão de sobriedade (coisa rara nos podcasts brasileiros). Já adicionei no podcast addict e pretendo escutá-los daqui pra frente. Parabéns pelo 1º ano e que venham muitos outros!

    • Obrigado Bruno.
      Espero que goste dos outros episódios.

      abraço

  • Fredfre

    Minha paixão por podcasts começou há menos de dois meses. E hoje estou absolutamente fisgado por esta mídia a ponto de pesquisar tutoriais e experiências de outras pessoas a fim de também fazer os meus.
    E isso se deve em grande parte ao prazer que tenho em ouvir os episódio de vocês. Comecei pelo Guerra de Canudos; passei ao do Barão de Mauá (Moro em Resende-RJ, cidade que abriga a vila de Visconde de Mauá, reduto ecológico incrustado na Serra da Mantiqueira); e depois completei a maratona com todos os outros.
    A produção é exemplar. A clareza com que o recado é transmitido; a sobriedade e empostação da voz; a troca de informações dos integrantes nos episódios… Nota-se que é tudo feito com paixão e esmero. E desejo uma vida longa e de realizações aos integrantes desse podcast.
    Abraços!

    • Obrigado pelo comentário Fredfre e boa sorte na tua empreitada podcastal!

      abraço

    • Bacana seu comentário Fred. Muito obrigado!

  • Jun Ohashi

    Olá , venho aqui dar meus parabéns pelo primeiro ano de vida do Temacast e por todas as primaveras do Francisco !! Achei bem legal esse episódio de aniversário com depoimentos dos amigos ,a gente acaba sentindo que faz parte também dessa coisa tão bacana que é o Temacast.
    O único problema é que o Temacast se assemelha muito ao meu salário ; espero ansiosamente para o dia chegar, só tem uma vez por mês e dura muito pouco !
    No mais, abraços e vida longa ao Temacast !

    • Oi Jun, obrigado pelo comentário, mas na verdade Temacast tem 2 vezes ao mês. rss

  • Mad Lucas

    Olá pessoal! Minha relação com podcasts começou com a descoberta do site Homo Literatus, partindo de um interesse primordial pra mim (a literatura), daí fui descobrindo outras galeras que produzem conteúdo nesse formato, passando por diversos casts até chegar aqui (a atmosfera de camaradagem entre todo esse pessoal, ao divulgar o trabalho um do outro foi fundamental, portanto agradeço não só a vocês do TemaCast, mas ao HomoLiteratus, ao CabulosoCast, LivroCast, Café Brasil etc – só pra citar os que mais me causam ‘frisson’, uau! Vocês são demais!); e a tônica de minha alegria ao descobrir o TemaCast foi justamente a DIVERSIDADE de assuntos tratados aqui, além do cuidado e dedicação com o qual desenrolam os temas; sei que dá um trabalho danado, por isso ressalto o quanto tem me enriquecido crítica e culturalmente estar acompanhando o trabalho de vocês! Desejo sucesso e longevidade ao seu projeto (grande parte EM CAUSA PRÓPRIA, pois seus casts me interessam!!), e agradeço novamente por vocês, através de um trabalho dedicado, feito de coração, brindarem a mim e a muitos com sua alta qualidade e diversidade de temas; o TemaCast é especial pra mim porque vai muito além da literatura, logo; me ‘desesquizofreniza’ (é um tema que me devora), pois passeia pela Antropologia, pela História, Política, Cultura Pop… é muito assunto. Um conteúdo vastíssimo que valoriza cada segundo de nossa atenção. Parabéns e obrigado, cavalheiros!

    • Obrigado pelo depoimento Mad…
      um grande abraço!

    • Somos dois então com este interesse em Literatura. Que legal que você gosta do Temacast. Um abraço!

  • Conheci o TemaCast no episódio sobre Raul Seixas e curti bastante. Eu ouço podcasts enquanto faço outras coisas, como dar faxina, lavar louça, cozinhar, ou toda vez em que saio de casa, pelo iPod. Só que não tenho muita paciência pra besteirol: eu gosto de aprender coisas, conhecer coisas, principalmente aquelas em que eu sempre quis saber, mas por algum motivo nunca pesquisei. O TemaCast é perfeito para isso: gosto da sensação de “aprendi algo novo e construtivo” hoje. Não seria capaz de eleger um só episódio como favorito, mas posso falar do Raul Seixas, a trilogia dos Beatles, que foi sensacional, Guerra Fria, British Invasion. Caras, não parem mais de fazer este ótimo podcast. Imagino se houvesse algo desse tipo quando eu estava no Ensino Médio…

    • Malforea, parceiro sempre aqui conosco dando uma força!
      Obrigado pelo comentário!

      abração

      • Tamos aqui sempre. O mérito é todo de vocês. Tão no meu top 5 de podcasts que ouço. Abração, Francisco.

    • Nós também, quando gravamos, saimos com esta sensação de termos aprendido uma coisa nova. E a sensação continua mesmo depois do episódio publicado, com o feedback dos ouvintes que, muitas vezes, nos trazem novas informações.

      • Tb acho legal ver os comentários. Sempre tem algo interessante por aqui tb. Essa sensação de que vcs tb aprendem é passada pra gente e transmite espontaneidade, o que torna a coisa toda mais interessante ainda. =)

  • Bruno,
    Nós também te agradecemos pela grande ajuda e dedicação com o Temacast que não é só meu, do Igor e participante, mas de todos que o valorizam e prestigiam!

    abraço

  • Olá Francisco / Igor

    Parabéns pelo aniversário, e pelo episódio bem explicativo sobre como surgiu o Temacast.

    Na minha opinião, um dos melhores podcasts da atualidade. Até mesmo as brincadeiras e piadas são em alto nível. O que nos brinda com uma qualidade irretocável e sem igual na internet.

    Não à toa que o podcast é referencia, e é reverenciado por quem gosta de conteúdo de qualidade, profundidade e , principalmente, simpatia de ambos.

    Parabéns pelo novo site, que ficou bem clean.

    Abraços e sucesso sempre

    Luciano

    • Obrigado por mais esta visita e pelo comentário tão simpático!

      grande abraço Luciano!

    • Valeu Luciano! Nós tentamos trazer o conteúdo que nossos ouvintes merecem e é uma responsabilidade enorme ter pessoas como você nos ouvindo. Não dá para dormir no ponto. Um abraço!

  • Muito obrigado por seu comentário e principalmente por sua grande contribuição ao site do Temacast.

  • André Mazzucco

    Nunca fui de comentar ou ler os comentários dos podcasts que ouço, mas não poderia deixar de passar aqui e desejar os parabéns ao Francisco e Igor pelo projeto tão bacana que é o TemaCast. Ouço podcasts desde 2009 e o TemaCast com sua qualidade e TEMAs sempre interessantes, me fez voltar a ter satisfação com a mídia, além de descobrir outros podcasts. Fico ansioso nos dias que os episódios estão para sair 🙂 Uma curiosidade: projetei um edifício comercial inteiro somente ao som do programa, quando estava fazendo maratona, e como logo acabaram, ouvi alguns episódios mais de uma vez. O engraçado é que sempre que vejo o projeto do tal edifício, na hora lembro de vocês. Abraços!

    • Olá André,
      Muito obrigado pela visita e pela narrativa interessante de como o Temacast serviu de companhia para o teu trabalho…
      grande abraço pra você

    • Que comentário bacana, André. Onde é este prédio? Se eu passar por perto vou querer conhecer.

      • André Mazzucco

        Oi Igor, o edifício ainda está em processo (essas coisas demoram mais do que eu gostaria), ou seja, por enquanto são apenas desenhos no AutoCad, finalizações, alterações, testes de paisagismo. Sempre que volto a trabalhar nele consigo lembrar qual episódio ouvi enquanto desenhava certa área, essas conexões do cérebro são curiosas. Pode deixar que aviso quando o “TemaBuilding” sair 😀

  • Aguinaldo Reboucas

    Pessoal do Temacast, é com entusiasmo que eu, ouvinte ávido dos programas, venho parabenizar vocês pelo primeiro de muitos outros anos de atividade que virão.
    Quando ouvi o Temacast pela primeira vez, em uma participação do Luciano Pires do podcast Café Brasil, achei muito bom, mas muito bom mesmo, e diante da ótima qualidade do que eu estava ouvindo, fiquei pensando como eu nunca tinha ouvido esses caras.
    A proposta de vocês de fazerem um podcast mais sério é muito legal, pois, nessa podosfera recheada de programas que tentam ser engraçados e não raras as vezes forçam demais, é quase como um oásis para os meus ouvidos, verdadeiramente um achado.
    À exceção de uma meia dúzia de outros podcasts, não se houve programas de tão boa qualidade, nesse ponto saliento que me refiro não apenas ao conteúdo mas também ao formato.
    Enfim, parabéns pessoal, e que o sucesso continue sendo o caminho de vocês.

    • Aguinaldo, obrigado pelo reconhecimento e a visita!

      grande abraço e espero que continue nos acompanhando

    • Obrigado Aguinaldo. Nosso objetivo é trazer cada vez mais qualidade aos programas, pois nossos ouvintes merecem o melhor.

  • Gabriele Tschá

    Era uma vez uma brasileira que havia acabado de voltar de um intercâmbio de um ano na Europa. Suas emoções se dividiam. De um lado estava a alegria de rever a família e os amigos, de comer novamente seus pratos favoritos típicos das terras tupiniquins e de poder se comunicar confortavelmente em sua língua materna. Do outro, estavam sentimentos de revolta, vergonha e tristeza. Ter vivido lá fora abriu seus olhos para horizontes mais distantes e a fez perceber que não existem lugares perfeitos, todos têm seus defeitos. Mas que o Brasil tem muitos defeitos e também um grande potencial para ser muito melhor e não aproveita. Esta jovem estava desolada e desesperançosa, acreditava que a História do Brasil era pobre e que assim continuaria, porque seu povo estava perdido na ignorância. Porém, um dia, ouviu por indicação um novo podcast: Temacast. Por um acaso do destino (ou não), o primeiro episódio com que teve contato foi o de número 14 “O Brasil tem jeito?”. Ali foi plantada uma semente, pois esta brasileira descobriu que existem outras pessoas que sentem e pensam como ela, mas que em vez de se lamentar, estão procurando fazer alguma coisa, mesmo que pequena, para melhorar. A jovem decidiu continuar acompanhando o Temacast e ficou encantada e muito surpresa com os episódios de História Brasileira. Não sabia que seu país também fora capaz de lutar, empreender e produzir atos heróicos no passado. O Temacast ajudou esta brasileira a recuperar o orgulho que uma vez sentiu por seu País e a renascer nela a esperança de que o Brasil pode, sim, ser ainda melhor. Obrigada, Francisco e Igor, por me proporcionar a oportunidade de contar esta história. Vida longa ao Temacast! Um abraço da brasileira Gabriele Tschá.

    • Olá, Gabriele!
      Que lindo depoimento e que bom que pudemos te ajudar a conhecer este Brasilzão que infelizmente é tão desconhecido da maioria… e tem mais tantas coisas…. vixi!
      Bom, espero que continue conosco e que aproveite ainda mais o conteúdo que nós tentamos produzir com o maior carinho para quem nos ouve…

      Abraço

    • Muito obrigado, Gabriele.

      Você captou exatamente o espírito do Temacast. Nos cansamos de apenas sonhar com o que deveria ser feito e decidimos correr atrás e dar a nossa pequena contribuição.

      Um grande abraço!

TemaCast © 2014-2017
Scroll Up