[baixar versão zipada]

– Guerra da Cisplatina –

Ocorreu entre os anos de 1825 a 1828 e envolveu o Império do Brasil e as Províncias Unidas do Rio da Prata (Argentina). A batalha foi uma disputa pela posse da então Colônia do Sacramento  – atual Uruguai. A área era considerada estratégica, pois era de grande domínio fluvial, com acesso aos rios Paraná e Paraguai e via de transporte da prata andina. A região onde se situa atualmente o Uruguai foi inicialmente colonizada por Portugal, em 1679. Os portugueses fundaram a Vila de Sacramento, e por quase cem anos a região permaneceu praticamente em suas mãos. Esta colônia mais ao sul da América portuguesa era importante, pois, controlando o estuário do Prata seria possível manter a comunicação com os regiões interiores que hoje formam o Mato Grosso e Mato Grosso do Sul (preocupação esta que os brasileiros iriam herdar e que viria a resultar mais tarde na Guerra do Paraguai). Em 1817, toda a região, denominada Banda Oriental (da região do Prata), foi reconquistada pelos portugueses por ordem de João VI e renomeada Cisplatina (que significa literalmente “este lado do Prata”).

Esta província era povoada tanto por castelhanos, como por portugueses e também por seus descendentes, resultando numa amálgama cultural que dificultava o surgimento de uma identidade própria para seus habitantes. A província aceitou fazer parte do Império do Brasil, inclusive enviando deputados para a Constituinte de 1823 (e antes mesmo para as Cortes em 1822). Só que, trinta e dois nativos da província liderados por Juan Antonio Lavalleja revoltaram-se contra o Brasil e declaram a união da Cisplatina com as Províncias Unidas do Rio da Prata (futura Argentina).

Essa insurreição fora possível graças à colaboração material e financeira por parte das Províncias Unidas. Esse atentado contra a soberania brasileira por parte de uma nação estrangeira foi revidada por uma declaração formal de guerra em 10 de dezembro de 1825. Apesar de deter um exército com mais de 26 mil homens e uma poderosa marinha de guerra (em comparação com seu adversário), o Brasil foi incapaz de derrotar as forças rebeldes da Cisplatina e as tropas das Províncias Unidas. PRIMEIRA DERROTA DO BRASIL PARA A ARGENTINA e nem tinha ainda o Messi ou Maradona.

Já no campo militar, as tropas brasileiras, preparadas para batalhas convencionais, eram incapazes de fazer frente às tropas argentinas que utilizavam táticas que atualmente seriam consideradas de guerrilha. O Exército Brasileiro manteve sua presença nas cidades e vilas da Cisplatina, mas não encontrava maneiras de desferir um golpe certeiro no inimigo que preferia atuar de maneira inconsistente na região rural...

Saiba mais sobre isso ouvindo este episódio…


PARTICIPANTES
FONTES 

GANHADORES DOS LIVROS

Através da hashtag AniversarioTemacast: Nelson Imbulseiro

Através do comentário no episódio de aniversário: Gabriele Tschá

Ambos deverão entrar em contato com o Temacast para informar dados para a entrega dos livros através do email temacast@temacast.com.br ou pelo Facebook através de MP diretamente com o Igor Alcantara


VITRINE

MÚSICAS DESTE EPISÓDIO

■ Bajofondo Tango Club – Pa’ Bailar (featuring Ryota Komatsu)

■ 1 Hour Most Epic Battle Music Collection (via YouTube)

■ Bedrock – Beautiful Strange

■ Rodrigo Amarante – Tuyo

■ Bajofondo Tango Club – Cristal

■ Pat & Mick – Let’s All Chant

■ The Cool Notes – Spend The Night

■ The Reynolds Girls – I’d Rather Jack

■ Blank & Jones – Desire (Ambient Mix)

 

 


TEMACAST NA RideFM

O Temacast é reproduzido todas as 2ª feiras as 15:00h com reprise as 21:00h pela RideFM no endereço abaixo

RideFM


NOSSO GRUPO NO FACEBOOK

Se você quer participar do nosso grupo basta ir AQUI. Lá você irá interagir com todos os outros ouvintes e com a equipe do Temacast, participar de sorteios, sugerir pautas e saber com antecedência das novidades que estão por vir.


  • zé do Desemprego

    muito bom o podcast.sempre quis saber mais sobre esse periodo.aliás fiquei sabendo essa semana que hoje em dia ainda tem muitos que ainda falam uma variação de portugues no uruguai,o “portugues uruguaio”,essa minoria foi alvo de politicas discriminatorias no uruguai no começo do seculo parecido com o que os espanhois fizeram na galicia,a criança era repreendida na escola por falar portugues,não tinha nada na midia em portugues,só em espanhol,portugues era visto como “lingua de pobre”. acho que se procurarem ainda acham a materia no site da bbc

    • Olha isso… não sabia desta matéria Zé!
      Vou ver se acho alguma coisa por aí.
      obrigado pelo retorno e pelos comentários!

      grande abraço

    • O mesmo aconteceu com a língua alemã. Uma versão mais simples dela, dos pobres, acabou evoluindo até se tornar o inglês.

  • Olá Francisco e Igor.

    Agora que coloquei ordem na casa aqui em relação ao trabalho e estudos, estou voltando aos poucos a ouvir os episódios.

    Mas problemas pessoais à parte, gostaria de ressaltar que achei muito legal este o episódio sobre a Cisplatina. Como citado por outras pessoas nos e-mails, se as aulas de histórias fossem assim, quem sabe os mesmos erros deixariam de ser repetidos tantas vezes.

    Muito bacana da parte de vocês trazer esses temas históricos, nos fazendo entender melhor os motivos do Brasil ser o que é hoje.

    Abraços e parabéns!

    • Grande Charles!
      obrigado pela visita e opiniões e é verdade o que citou. A grande maioria dos emails e comentários em casts de história que fazemos falam coisas como “ah se as minhas aulas de história tivessem sido assim”, “a minha escola falhou miseravelmente” entre outras coisas e nós ficamos muito contentes em estar levando este conhecimento para as pessoas de forma que elas tenham prazer em recebê-lo.

      grande abraço

    • Pois é, mas antes tarde do que nunca. O que queremos é tentar preencher algumas destas lacunas deixadas pela escola.

  • Diego Rodrigues

    Acabo de descobrir o Temacast e fico feliz em descobrir que tem episódios sobre vários assuntos que sempre me interessaram, mas que nunca consegui me aprofundar muito. Acabei de ouvir esse sobre a guerra da Cisplatina e agora vou ouvir o da revolução de 32! Provavelmente iniciarei uma maratona! Abraços!

    • Olá, Diego
      Seja bem vindo! obrigado pelo comentário e espero que goste dos outros episódios.

      abraço

  • Thiago Almenara

    No final vocês comentaram sobre a revolta da “Sabinada” que aconteceu na Bahia, mas uma coisa que poucas pessoas sabem e que foi ao final desse conflito que um dos revoltosos cunhou um jargão de afirmação da inocência que e muito utilizado até hoje. Quando foi perguntado se ele sabia dos planos da revolta o insulreitor Cumpadi Washington respondeu: “Sabinada, inocente”.

  • Olá Igor / Francisco

    Mais um programa com a excelência de sempre. Para um conflito pouco explorado por escolas primárias, e até mesmo em vestibulares. Um conflito que conta muito de nossa história.

    Devo dizer que eu pessoalmente fui muito atingido pelo podcast, já que vi que tenho laços com o conflito muito maior que imaginava.

    Como o Igor sabe (por conta do podcast que gravamos juntos no Na Porteira Cast) minha esposa é argentina. E conviver com pessoas dos dois países me fez olhar a rivalidade de uma maneira diferente. Até porque eu sou apaixonado pela Patagônia e recomendo a todos a irem visitar lá ao menos uma vez.

    Pois bem, o que vocês não sabem é que o pai da minha esposa era Uruguaio. Mais precisamente da cidade de Durazno citado por vocês no Cast. Por ser do Uruguai, toda uma parte da família da minha esposa é também de lá.

    Eles mesmos comentam que o Uruguai é uma país “irmão”, e que maioria do país vive em Montevidéu. Porém o numero citado por eles foi em torno de 70%. (não sei o numero exato.)

    Curiosamente na Argentina acontece o mesmo. pois 80% da população vive na região da província de Buenos Aires. Quando se afasta desta região são grandes espaços de campo e poucas habitações.

    Uma outra curiosidade é que a cidade Colonia Del Sacramento, uma pequena cidade do Uruguai que é bastante visitada por ser turística foi a primeira cidade do Uruguai. Porém esta cidade foi fundada por Portugueses. Ao passear pela cidade é uma cópia de Parati, com o mesmo tipo de construção e etc.

    Mas parabéns por mais um cast com o selo de qualidade Temacast

    Luciano

    • Olá, Luciano,
      Bem interessante esta sua situação familiar e, de fato, para você o cast teve uma “sabor” diferente.
      Obrigado por mais esta visita, comentário e por nos contar este detalhe da tua vida.

      abração

    • Bacana essa história Luciano, muito obrigado por compartilhá-la conosco.

  • Homero Luz

    Ola muito interessnate o cast, mas como ja falei aqui sou suspeito para falarja que adoro o tema, uma coisa tambem e motivo de rivalidade nessa regiao e a origem do tango, se argentina ou uruguai, mas no mais sou mais um aguardando o cast sobre revolucao farroupilha.

  • Oi, pessoal! Ouvi o episódio hoje e achei muito legal! Ah, a vitrine também ficou muito bonita! Abraços!

  • Mais um grande episódio, ficar rasgando seda aqui é chover no molhado. Parabéns! Que venham os da Guerra do Paraguai e da Revolução Farroupilha. Grande abraço.

    • Obrigado Jairo!
      aguarde, meu amigo….

      abraço

    • Oi Jairo! Estamos preparando o terreno para estes episódios. Abraço!

  • Bruno Oliveira

    Excelente. Como o Igor disse no episódio. Muitos de nós aprendemos história de forma desconecta, vendo fatos em ordem errada como se fossem temas diferentes. Mas a história é uma linha continua e abordar referencias de fatos que acontecem ao mesmo tempo e também relacionando os temas, nos fazem entender muito mais!

    Obrigado por existirem, e continuem assim.

    • Obrigado pelo comentário Bruno. É bem isso mesmo!

      abraço

    • Obrigado Bruno, entretando, não queremos continuar assim, queremos sempre melhorar (rss). Um grande abraço!

  • Paulo Fernando

    Sexta-feira, lá vou eu em busca de um bom podcast para ouvir enquanto labuto, então eis o panorama dos principais podcasts da semana do dia 4 de Setembro:
    1- Nerdcast: “cronologia do metal gear” – Parei de jogar na época do sonic do mega drive, se ao menos fosso um jogo como o Assassin’s Creed que tem um contexto histórico misturado com sci-fi
    eu escutaria;
    2- Na Porteira Cast – Putz os caras sempre me surpreendem entregando um bom conteúdo, o que? “Fifa” escutar futebol+corrupção+resultados comprados sendo brasileiro nos dias de hoje prefiro ver o Jornal Nacional da TV Manipuladora. Deixei de torcer ( acreditar) na seleção em 1982;
    3- MDM – até as 13hs dessa sexta ainda não tinham postado nada, mas esses ainda não são vendidos e quase sempre entregam um material divertido na temática nerd;
    4- Cinecast – Quando eles fazem o podcast em português é legal, principalmente quando Harald Stricker que consegue nos apresentar os filmes sobre novas perspectiva, pena que essa semana o idioma é Steve Mcqueenes e eu particularmente não entendo patavinas;
    5 – Temacast- “Guerra da Cisplatina” Com certeza estudei esse tema em algum momento na escola mas confesso que não lembro de nadica de nada. Dos citados o podcast que entrega um entretenimento com substância nessa sexta desolada, e a garotada ainda pode falar pra mãe que está de fato na web estudando pro enem. 13:23 Ainda nada do MDM postar o podcast da semana….

    • Hehehe!
      Paulo, obrigado pelo comentário e desculpe as risadas, mas eu sei como é a tua situação pq sempre passo por ela…

      grande abraço e força que o MdM aparece!

    • Bacana Paulo, obrigado por seu comentário! 🙂

      Ah, saiu o MdM com a Nana Gouveia.

      • Paulo Fernando

        Pois é, não era bem o que eu esperava, mas mesmo assim melhor que o Nerdcast, o problema foi o filme da Nana “o que é aquilo pelo amor de deus?!?!?!” vocês viram o trailer? a atuação dela está sofrível, não sei em que proporção é culpa da “direção” ou do pouco talento da beldade em atuar . Desculpe, Francisco, Igor sei que aqui não é o local ideal pra essa discussão. Gostaria de ter a verba do filme da nana para criar um documentário dramatizado baseado nesse podcast 27 sobre A Guerra da Cisplatina. Certamente ficaria bem melhor.

    • Depois de ouvir o Temacast, vc pode ouvir o Mundo Freak Confidencial e se divertir com um programa sobre mistérios. Tem tbm o promontório Estéril, que abrange temas históricos, numa pegada dramatizada e muito legal. 😀 No Mundo Freak dessa semana tbm tem o Igor por lá.

      • Paulo Fernando

        É verdade Priscila Guerrero, sou fã do mundo freak. sabia que estava esquecendo alguém. O promotório estéril ainda não conheço mas vou conferir. outros que escuto com regularidade são: geekvox, gavestatica, anticast, braincast. Com menos frequência: telha cast, tigrecast, mamilos, rapadura, e papricast

  • Andrechc

    Obrigado por mais um ótimo episódio, não sabia nem a metade das coisas que foi falado no cast, nem que a corrupção começou tão sedo, ainda bem que isso mudou kk.

    • Valeu Andre!
      É verdade… ainda bem que mudou… pra pior!
      hahahahahha!

    • Verdade Andre. Em breve vamos falar mais sobre corrupção.

  • Wilton Alves

    Não quero ser repetitivo mas, mais uma vez aprendi muuuuito com o TemaCast. A cada novo episódio descubro que sabia menos do que pensava e fico ansioso pelo próximo…. Acho que vou parar de ouvir o TC por um tempo pra ter material para uma mini maratona kkkkkkk Mentira! Quem disse que eu consigo ver o episódio novo e não ouvir imediatamente… tsc tsc tsc vocês já nos viciaram senhores Francisco e Igor…

    • Olha só o Wilton nos brindando novamente com sua visita e incentivo!
      muito obrigado amigo e esperamos poder continuar com o teu apoio e apreciação!

      grande abraço!

    • hahaha, a ideia é essa mesmo: viciar nossos ouvintes. Um grande abraço!

  • Tiago Henrique Tesche

    Muito bom o tema abordado, a hora que mais passa rápido do meu dia é quando tenho as vozes dessas 2 figuras no rádio do carro, apresentam de forma inteligente e atrativa um conteúdo, que nos livros, se torna muito massante, Muito obrigado! Abraços

    • Muito obrigado Tiago pela visita e palavras tão incentivadoras!

      abraço

    • Quando eu tinha uma banda de rock, lá nos anos 90, eu sonhava em ser ouvido na rádio. Não é a mesma coisa, mas isso acabou acontecendo. rsss.

      Obrigado pela mensagem super bacana, Tiago!

      • Tiago Henrique Tesche

        Hahahah que legal, como diria uma banda dos 80’s, quem acredita sempre alcança! De uma forma ou de outra!!

  • Paffy Rai Z

    hola…. meus amigos
    sou um aficcionado pelo Temacast e sou um ouvinte natural de ji-parana Rondonia que vive a 11 anos em barcelona-Espanha…. fanatico pelo trabalho de vcs e to esperando ansioso pelo episodeo biografico do Marechal Rondom, por favor diz que sim que vcs faram um dia!!! so passei para agradecer mesmo… valeu meus professores preferidos que eu nao tive quando estudava!!! um forte abraço.

    • Hola Paffy!
      Obrigado pela visita, comentário e sugestão de pauta!
      Anotadíssimo e com certeza no futuro faremos um episódio sobre ele!

      grande abraço

  • Juliano Loiola

    O Temacast é sensacional, poucos podcasts trazem a história do nosso país de forma tão completa. Pautas detalhadas é a marca registrada de todos os episódios.

TemaCast © 2014-2017
Scroll Up