[baixar versão zipada]

Os Irmãos Grimm: No final do século XVIII em Hanau, na Alemanha nascem, respectivamente em 1785 e um ano depois, Jacob e Wilhelm, filhos de um advogado que morreria quando os irmãos ainda eram muito jovens. Sem recursos e com uma mãe para sustentar, Jacob e Wilhem aceitam a oferta de uma tia para custear seus estudos de Direto na universidade de Kassel, onde ambos formaram-se com sucesso.
Já trabalhando em sua área de formação, Jacob Grimm aprende com Friedrich Von Savigny como se dedicar às pesquisas e fica apaixonado pelo conhecimento; sobretudo filologia, o estudo das linguagens. Esta paixão era também compartilhada por Wilhelm e os estudos de ambos abrangiam não só a linguagem, mas também História, a própria Alemanha, a Idade Média e a Humanidade. Buscando ter mais tempo para dedicarem-se às suas pesquisas, os irmãos Grimm conseguem ocupações que lhes rendiam mais horas para seus interesses pessoais – com este tempo, Jacob e Wilhem dão inicio a um tratado sobre a Língua Germânica, desenvolvendo uma teoria que ganharia seu sobrenome.
Todos os estudos dos irmãos Grimm eram iniciados do zero, sem apoio de pesquisas anteriores, guias, dicionários ou estudos de palavras – a dedicação dos irmãos era notável. Contudo, era mais notável o progresso de Jacob, que era melhor estudioso ao passo que Wilhelm mostrava-se melhor escritor. Usando o que cada um tinha de melhor para contribuir com suas obras, o trabalho dos Grimm mostrava bastante coeso.
Quanto às suas personalidades, os irmãos Grimm mostravam-se particularmente germânicos: pouco senso de humor e uma certa tendência para o romântico. Jacob admitira mais tarde que, mesmo já adulto, a mera menção a algo “misterioso” o deixava entusiasmado. Mas também nutriam apreço pelas coisas simples do campo…

Saiba mais sobre isso ouvindo este episódio…


PARTICIPANTES
LINKS 

VEJA MAIS

Link para 200 contos dos irmãos Grimm


VITRINE

MÚSICAS DESTE EPISÓDIO

■ Walt Disney Pictures – Best Soundtracks (YouTube)

■ 1 Hour of Elves, Fairies, and Merfolk Music  (YouTube)

■ David Bowie – Opening Titles (do filme O Labirinto)

■ David Bowie – As the World Falls Down (do filme O Labirinto)

■ David Bowie – Underground (do filme O Labirinto)

■ Simon And Garfunkel – Mrs Robinson

■ Michael Jackson –  Rock With You

■ Pet Shop Boys – Domino Dancing


TEMACAST NA RideFM

O Temacast é reproduzido todas as 2ª feiras as 15:00h com reprise as 21:00h pela RideFM no endereço abaixo

RideFM


NOSSO GRUPO NO FACEBOOK

Se você quer participar do nosso grupo basta ir em AQUI. Participando você poderá sugerir pautas, interagir com outros ouvintes do Temacast, participar de sorteios e saber com antecedência de várias coisas que ocorrerão num futuro breve.


  • Marcelo Torres

    Acho que serei o primeiro a comentar…

    Eu acompanho uma série (meio “teen”, admito) que acho interessante chamada Grimm. Os episódios se baseiam nos contos dos Irmãos Grimm. Como bem disse o Fabrício, o nível de violência é meio alto, mas não deixa nada a desejar.

    Pra quem gosta dos contos dos Irmãos Grimm e não se importa muito com violência um pouquinho acentuada (nem tanto assim) vale a pena ver.

    Se vocês (Francisco e Igor) não viram, vejam os primeiros episódios da primeira temporada. Acho que irão gostar.

    Abraço.

  • Henrique Tavares

    Antes mesmo de ouvir um dos episódios, gostaria de deixar meu agradecimento por todos esses tópicos incríveis que vocês tem abordado. Fiquei fascinando por todos esses momentos e personagens da história brasileira!

  • Diego Camilo

    Excelente episódio, gostei muito. Realmente os Irmãos Grimm ficaram marcados na história com suas obras de estimado valor! Gosto muito da levada do podcast, da seriedade e da falta de girias (tipo, saca, cara***). Estou sentindo falta do Igor Guedes nos casts de história. Abraço!

    • Olá Diego, obrigado pela visita e comentário!

      grande abraço

  • Gabriele Tschá

    Oi, gente. Adorei o episódio. Tenho até hoje alguns livrinhos com contos dos irmãos Grimm, li várias vezes quando criança e adorava. 🙂 Uma pequena nota sobre os nomes (de alguém que mora numa região de colonização alemã e estuda o idioma): W em alemão tem som de V; o L é pronunciado como os portugueses falam, ou alguns gaúchos, como L mesmo, e não como o U que a maioria dos brasileiros usam; H é meio parecido com o nosso RR, mas não exatamente, é mais como o H de “home” em inglês; J tem som de I; e o O de Jacob é aberto, mas o acento tônico é no A. Então fica Wilhelm = ViLheLm (ou ViLreLm) e Jacob = Iácób. Fica meio difícil explicar pronúncia em forma escrita, mas espero que todos tenham entendido. Ah! E a tradução direta para o português seria Guilherme e Tiago. Talvez teria ficado mais fácil se tivessem adotado estes nomes no cast, hehehe :*

    • Olha isso!
      Muito legal as tuas explicações sobre pronúncias… valeu mesmo e acho que eu entendi… quer dizer, ACHO!
      🙂

      abraço e obrigado

  • Rafael Antunes

    Não acredito que não foi o Disney quem criou os contos de fada!!!!
    Brincadeiras a parte o cast está com sempre maravilhoso.
    Forte abraço!!!

    • ahahaha! viu só Rafael? não foi…

      obrigado pela visita e pelo comentário e espero que como gaúcho goste do próximo!

      • Rafael Antunes

        Francisco, eu que te agradeço por produzir um conteúdo tão bom e relevante, tu estas de parabéns!!!
        A respeito do TemaCast 29, simplesmente o melhor, ó eu sendo bairrista kkkkkkkkkkkkkkkkkk.
        Abraço!!!

  • Cláudio Alves

    Francisco e Igor, vocês estão de parabéns, tantos nos temas como nos casts, rsrsrs. Já fico esperando sem paciência pelos próximos…. Eu comento bem pouco, mas ouço outros podcasts e só comento os de vocês, gostos de todos os outros mas o de vocês é especial.
    As histórias com conteúdo bem elaborado com temas maravilhosos que quando estou ouvindo, não deixo as crianças fazerem barulho….
    eu tinha o hábito de contar histórias para as crianças, agora o mais novo já tem treze. E este cast me fez viajar novamente para os quartos das crianças e ser a criança ouvindo esta história.
    pedido: faz um por semana

    • Viu só Cláudio… e a tua vez de ouvir histórias e é muito bom que nós possamos ser as pessoas que as contem..
      Se fosse possível faríamos um por dia, mas infelizmente sacrificamos a periodicidade em favor da qualidade. Quem sabe no futuro, se tivermos condições!

      Forte abraço

  • Pingback: Dia do Podcast! « Hey! Vamos Falar Sobre | Cultura de um jeito POP()

  • Willian Rochadel

    Só hoje que cheguei nesse episódio incrível e foi sensacional!
    Grandes descobertas! E muito bacana as vírgulas sonoras com rápidos contos.
    Interessante como ouvimos tantos contos desses e há poucos contos brasileiros, o que me faz lembrar da iniciativa do Esquadrão Amazônia.
    Bem, temos muito ainda a valorizar culturalmente os contos brasileiros, mas perceber essa história foi incentivador.

    • Jorge Virgilio

      Oi, William. Obrigado pelo contato. Existem muitas histórias e contos incríveis na cultura popular brasileira, infelizmente pouco conhecidos do grande público. Recomendo já que você demonstra interesse no tema tentar a coleção RAÍZES da editora Martin Fontes, tem vários livros sobre folclore brasileiro nessa coleção, inclusive o clássico Folclore Nacional (Vol 1, 2 e 3) do Maynard. Abraços.

      • Willian Rochadel

        Uau Jorge! Que rápida resposta.
        Obrigado pela indicação!
        Abraços!

TemaCast © 2014-2017
Scroll Up