Guerra dos Pirineus:

Vamos entender como estava a Europa Ocidental ali pelo final do Século XVIII. Em 1789, com a tomada da Bastilha, a França entrava na revolução que deixaria profundas marcas no mundo. A maioria dos países do continente eram governados por monarquias absolutistas (O Reino Unido não era mais uma monarquia absolutista desde a Guerra Civil Inglesa, por exemplo). O próprio conceito de Estado Nação, conforme já citamos em outros episódios, estava nascendo nessa época.
Vivíamos o século das luzes, com as ideias do Iluminismo influenciando o mundo todo. Muitas destas ideias levaram as pessoas a questionarem o poder vigente, seja o poder religioso da Igreja, que já vinha sendo contestado desde as Reformas Protestantes séculos antes, até o poder político.

O ouvinte tem que imaginar que antes desta época a crença comum era que o poder emanava de Deus. Por isso mesmo o povo evitava questionar o absolutismo, já que isso significava questionar ao próprio Deus. Como a Reforma Protestante tirou da Igreja o monopólio da salvação e o Iluminismo ensinou as pessoas a questionarem tudo (ou quase tudo), logo elas estavam questionando porque tinham que aceitar o aumento de impostos e a vida de pobreza extrema se a nobreza vivia com cada vez mais luxo.

No meio deste ambiente, em 1776 treze colônias britânicas na América do Norte se declaram independentes do Reino Unido, enfrentam a maior potência mundial na época e vencem. Isso deu esperança não apenas a todas as colônias no continente, mas também a países na Europa que viam neste evento uma esperança de mudança. Isso foi especialmente forte na França e levou a uma revolução extremamente violenta que começou, conforme já falamos, em 1789. A tomada da Bastilha, inclusive, é o marco do fim da Idade Moderna e início da Idade Contemporânea…

Saiba mais sobre isso ouvindo este episódio sobre a Guerra dos Pirineus.


BAIXAR VERSÃO ZIPADA

download versão zipada


PARTICIPANTES

SEJA UM MECENAS DO TEMACAST


VITRINE

MÚSICAS DESTE EPISÓDIO
  • DJLang59 – Drops of H2O ( The Filtered Water Treatment)
  • La Marseillaise (Hino Nacional da França)

NOSSA PLAYLIST NO SPOTIFY:

Link


NOSSO GRUPO NO FACEBOOK

Se você quer participar do nosso grupo basta ir AQUI. Participando você poderá sugerir pautas, interagir com outros ouvintes do Temacast, participar de sorteios e saber com antecedência de várias coisas que ocorrerão num futuro breve.

  • tem 13min mesmo de duração, pessoal?

    • Jorge Virgilio

      Sim. No áudio explicamos a razão.

  • Fábio Peres

    Bom dia Caríssimos!
    Interrompo minha maratona apenas para elogiar essa excelente iniciativa!!!
    Quando me tornar um ouvinte “mecenário” e “maratonado”, me apresento formalmente!!!

    Grande abraço!!
    Fábio Sampaio Peres

    • Jorge Virgilio

      Olá, Fábio. Obrigado pela mensagem e pelos elogios. Não precisa esperar ser “mecenário” para se apresentar. Não fazemos acepção dos nossos ouvintes: curtimos todos igualmente. 🙂 Abraços!

  • Tiago Sotero TiagoJedi

    Vcs fazem por merecer um belo apoia-se, um forte abraço e contem com o meu apoio o material de vcs vale muito a pena. Adoro muito os episódios de história e biografias históricas, mas fico muito chateado com esses episódios de música 🙁 , mas é como mamilos a gente caminha junto e tenta, fica mais uma vez uma sugestão, façam sobre dom Pedro 2, plse. Abraço a todos vcs

    Tiago Sotero, 32 Rio de Janeiro
    Garçom de cruzeiros marítimos

    • Jorge Virgilio

      Olá, Tiago. Saudações cariocas. Obrigado pela mensagem e pelos elogios. Como sempre dizemos, é difícil agradar a todos sempre. Muita gente curte episódios de música, por exemplo, e fica chateado quando NÃO fazemos. Então, tentamos agradar gregos e troianos, equilibrando os temas dos episódios. Está anotada a sugestão sobre Pedro II. Esse é um que certamente faremos algum dia. Abraços!

  • Muito legal, gostei da ideia de episódios menores!

    • Jorge Virgilio

      Valeu, Felipe. Obrigado pelo apoio.

  • Darley Santos

    Promissor, não tem muito como não dar certo. Ok. Andiamo guys!

    • Jorge Virgilio

      Valeu pelo apoio, Darley. Abraço!

TemaCast © 2014-2017
Scroll Up