Guerra Peninsular (fuga da família real portuguesa):

A Guerra Peninsular, que na Espanha é conhecida como Guerra de Independência Espanhola, aconteceu entre 1807 e 1814 e estava envolvida em uma série de conflitos que historiadores convencionaram chamar de Guerras Napoleônicas. Portugal e Espanha entraram nesse balaio geopolítico, mas o principal alvo de Napoleão nessa confusão era a Inglaterra. Então, antes de falarmos da Guerra Peninsular, vamos entender as causas disso.

Vamos lembrar que a França passou por grandes transformações no Século XVIII. O país ainda era governado por um rei absolutista, Luís XVI, mas somando as ideias do iluminismo com a independência dos EUA, o povo já questionava a autoridade do rei. O iluminismo era um movimento filosófico com forte teor liberal burguês. E, como liberal, pregava uma redução do poder do Estado.

Entenda que já estamos no Século XVIII, mas a estrutura social francesa lembrava muito a medieval, com três grupos sociais diferentes, cada um com direitos e deveres distintos. Havia o Primeiro Estado, composto principalmente pelo clero; o Segundo Estado, que abrigava os nobres; e o Terceiro Estado, que era o povo em si. Os privilégios eram apenas dos dois primeiros grupos, mas só o terceiro pagava impostos. E, claro, todo mundo estava sob as ordens supremas do Rei, que era a lei.

Saiba mais sobre isso ouvindo Guerra Peninsular (fuga da família real portuguesa).


BAIXAR VERSÃO ZIPADA

download versão zipada


AJUDE O TEMACAST A CRESCER

Patreon

Apoia.se


PARTICIPANTES
FONTES

TRANSCRIÇÃO DO ÁUDIO

Créditos: Karla Michelle Braga (facebook)

Link: Ainda em elaboração


VITRINE

MÚSICAS DESTE EPISÓDIO

NOSSA PLAYLIST NO SPOTIFY:

Link


NOSSO GRUPO NO FACEBOOK

Se você quer participar do nosso grupo basta ir AQUI. Participando você poderá sugerir pautas, interagir com outros ouvintes do Temacast, participar de sorteios e saber com antecedência de várias coisas que ocorrerão num futuro breve.


ASSINAR

Feed | iTunes | Android | Email

 


  • Marcus Guimarães

    Boa tarde! Fala sério! Já havia ouvido vários temacasts e fiquei surpreso com a qualidade e seriedade do projeto! O efeito colateral foi que busquei outros podcasts e achei mais dói ou 3 no nível de vocês. Infelizmente, a grande maioria dos outros, com durações de uma hora e meia a duas horas, poderiam durar dez minutos no máximo, caso removessem risadas, palavrões e brincadeiras que nada tem a ver com o conteúdo principal. Não sei se estou velho demais ou mau humorado hoje, mas não dá para ficar enchendo a memória do meu agregador com risadas palavrões e brincadeiras fora do contexto. Desculpem o desabafo e, mais uma vez, meus parabéns.

    • Jorge Virgilio

      Olá, Marcus. Obrigado pelos elogios e pela mensagem. O compromisso do Temacast é tentar trazer sempre informações relevantes aos nossos ouvintes, com o máximo de rigor na elaboração das pautas, ainda que nenhum de nós seja especialista nos assuntos que abordamos aqui. Ficamos gratos pelo reconhecimento. Abraço em nome de toda a equipe do TC.

TemaCast © 2014-2017
Scroll Up