Ramsés II:

Não há dúvida de que as histórias em torno da civilização egípcia despertam o interesse de pessoas no mundo inteiro. Principalmente pelas histórias em torno dos faraós. Mas, de todos os faraós do Egito, um nome se eleva acima dos outros: Ramsés II ou Ozymandias, nome pelo qual ficou conhecido entre os gregos a partir da transliteração de um dos títulos de seu trono “Usermaatre Setepenre” ou “Mantenedor da Harmonia e do Equilíbrio, Forte na Justiça, Eleito de Rá”. Apesar de ter existido 11 Ramsés no Egito, Ramsés II é de longe o maior e mais conhecido de todos, tendo sido apelidado pelos historiadores de “Ramsés, o Grande”.

Ramsés II

Foi um dos maiores e mais longevos faraós que o Egito já teve, tendo governado por quase 67 anos. Nenhum faraó governou por tanto tempo. Ele viveu no período da história egípcia conhecido como Novo Império (que vai 1567 AEC a 1085 AEC), exatamente no momento em que o Egito passava de uma bem-sucedida civilização norte-africana, a mais avançada do mundo, para se tornar também uma potência militar, arriscando uma expansão até o Oriente Médio.

Saiba mais sobre isso ouvindo este episódio sobre Ramsés II.


BAIXAR VERSÃO ZIPADA

download versão zipada


AJUDE O TEMACAST A CRESCER

Patreon

Apoia.se


PARTICIPANTES

FONTES
  • Livro: Araújo, Emanuel. Escrito para a eternidade: A literatura no Egito faraônico. Brasília, Editora UnB.2000
  • Livro: Christian, Jacq. Ramsés, o filho da luz. Editora, Bertrand Brasil.1995
  • Livro: Christian, Jacq. A batalha de Kadesh Bertrand Brasil.1995
  • Outras fontes

VEJA MAIS

Conto do Camponês Eloquente em português


TRANSCRIÇÃO DO ÁUDIO

Equipe de Transcrição:
Carlos Barbosa – Linkedin
Fernanda Marini – Twitter: @femarini
Karla Michelle Braga –  Facebook
Rafael Rezende – Twitter: @KoreiaPS

Link: Em andamento


VITRINE

MÚSICAS DESTE EPISÓDIO
  • Ancient Egyptian Music   Pharaoh Ramses II (YouTube)
  • Hour of Ancient Egyptian Music (YouTube)
  • Trio Forrozão – Seu Delegado (YouTube)

NOSSA PLAYLIST NO SPOTIFY:

Link


NOSSO GRUPO NO FACEBOOK

Se você quer participar do nosso grupo basta ir AQUI. Participando você poderá sugerir pautas, interagir com outros ouvintes do Temacast, participar de sorteios e saber com antecedência de várias coisas que ocorrerão num futuro breve.


ASSINAR

Feed | iTunes | Android | Email

 


  • Muito bom!
    Tenho alguns dos livros escritos pelo Christian Jacq e já li praticamente todos da série Ramsés. Alguns em formato digital, quando me aventurei em leitura em português de Portugal.
    Nem precisa falar que gosto muito dos livros dele, tenho inclusive, os de Tutankhamon, que recomendo fortemente.
    Sem dúvida, Ramsés II é um dos maiores e mais conhecidos faraó. Sua esposa, Nefertari é em conjunto, muito famosa e admirada. É de sua autoria, enormes construções e inúmeros monumentos em sua homenagem.
    Hoje Ramsés II possui mitologia em volta de si, digna de um deus ancião. Seu legado se estende aos dias de hoje e seu nome continua sendo utilizado em novas histórias, tão grande sua fama e importância.
    Ele pode não ter acordado de seu sono eterno, mas seu nome vive e será sempre lembrado junto ao ápice do antigo Egito. Uma pena que sua tumba foi saqueada e muito foi perdido.

    Muito bom, um trabalho sensacional!

    • Olá Régis
      Obrigado pela visita, comentário e elogios
      abraço

  • Nel Adame

    Adorei o episódio, e se possível façam mais com temas relacionados a Antiguidade.

  • Darley Santos

    É bem verdade que quando falamos de Egito, logo se evoca toda uma mística em torno do assunto. E eu particularmente fico a lembrar dessas construções magníficas e imaginando o colossal esforço humano dispensado para realizá-las, é uma prova de engenharia de qualidade inquestionável! Como é curioso isso, sério mesmo! E é verdade, o mundo todo se dobra perante o faraó e as pirâmides hahah, é universal a curiosidade e interesse.

    • Olá Darley,
      E é verdade também que o antigo Egito trás curiosidade e misticismo até mesmo em pessoas muito jovens, crianças. Me lembro que desde pequeninho já tinha curiosidade sobre o assunto.
      Obrigado pelo comentário

  • AzBats

    Passei por aqui para agradecer pelo episódio, ainda mais mais se tratando de antiguidade e um tema que podemos relacionar até com alguns elementos da cultura pop:Indiana Jones, pelos menos os dois primeiros filmes da cine série “A Múmia” (e com alguma boa vontade, o primeiro filme “O Escorpião Rei”), o inimigo dos X-Men, Apocalipse.
    E considerei bem interessante o comentário a respeito do hábito de Ramsés II destruir placas de obras de outros faraós e assumir a autoria como se fossem obras dele (hábito comum de políticos no Brasil chefes do poder executivo). Além da prática de incesto como forma de manter o poder dentro das dinastias dos faraós, tal atividade não é exclusiva da ficção no universo de Game of Thrones com a família Targaryen.
    É isso, obrigado por mais um episódio informativo e de entretenimento (ainda mais se deseja escutar algo interessante para passar o tempo e temos algum sentimento de monotonia, ou como dizem, se está na “bad” por algum motivo ou outro). Obrigado novamente pelo tempo e dedicação.

    • Jorge Virgilio

      De nada, AzBats. Obrigado você pela mensagem e pelos elogios. Seguimos juntos nos próximos episódios. Abs!

TemaCast © 2014-2017
Scroll Up