As gueixa:

A palavra “gueixa” é um nome próprio e, como todos os nomes japoneses, não têm variantes no número gramatical, portanto o correto é dizermos as gueixa e não as gueixas.  A palavra original consiste em dois kanji, (gei), que significa “arte” e (sha), que significa “pessoa” ou “praticante”.  Portanto, a tradução literal de gueixa para a língua portuguesa é artista.

As gueixa

Símbolo de poder e sedução, as gueixa estão intimamente ligadas à história e cultura tradicional do Japão. Sua figura carrega mistérios que até hoje fascinam muitas pessoas ao redor do mundo.

Muito se fala e se discute, principalmente no ocidente, sobre a figura e o papel da gueixa na sociedade japonesa. Na prática, poucos ocidentais, e mesmo japoneses, tiveram ou têm contato com uma gueixa. Há poucas gueixa verdadeiras, e em público, elas só aparecem em poucas ocasiões, como no Jidai Matsuri (Festival das Eras) e na temporada de danças tradicionais Kamogawa Odori (Danças do Rio Kamo), que ocorrem em outubro, em Kyoto.

Fora tais ocasiões, alguns sortudos turistas conseguem vê-las andando pelas ruas, nas raras vezes em que elas vão ter aulas de dança, de shamisen (cítara de três cordas tradicional) ou de ikebana (arranjo floral), ou ainda quando elas vão a caminho de um restaurante para entreter algum empresário ansioso em impressionar os seus convidados. Ser servido ou entretido por uma gueixa, mesmo entre os japoneses, é um privilégio de poucos.

Saiba mais sobre isso ouvindo As gueixa.


BAIXAR VERSÃO ZIPADA

download versão zipada


AJUDE O TEMACAST A CRESCER

Patreon

Apoia.se


PARTICIPANTES

FONTES

VEJA MAIS

Vídeo: Maquiagem de uma gueixa


TRANSCRIÇÃO DO ÁUDIO

Equipe de Transcrição:
Carlos Barbosa – Linkedin
Fernanda Marini – Twitter: @femarini
Karla Michelle Braga –  Facebook
Rafael Rezende – Twitter: @KoreiaPS

Link: Em andamento

 


VITRINE

MÚSICAS DESTE EPISÓDIO

NOSSA PLAYLIST NO SPOTIFY:

Link


NOSSO GRUPO NO FACEBOOK

Se você quer participar do nosso grupo basta ir AQUI. Participando você poderá sugerir pautas, interagir com outros ouvintes do Temacast, participar de sorteios e saber com antecedência de várias coisas que ocorrerão num futuro breve.


ASSINAR

Feed | iTunes | Android | Email

 


  • Darley Santos

    Que surpresa esse cast sobre Gueixas, hakhaha! Ao pouco que sabia sobre o assunto foi acrescido muitas inusitadas informações. Podemos dizer que as gueixas foram, ou ainda são, mulheres de vanguarda, visto que as mulheres comuns chegavam a imitá-las em seus costumes? Acho compreensível essa relação das gueixas com a prostituição, visto a relação existente até hoje com o mundo artístico… E essa progressiva decadência do número de gueixas no Japão, é possível a extinção delas?

    • Olá Darley,
      Realmente não podemos afirmar que foram mulheres de vanguarda, mas com certeza eram vistas como um ideal de vida a almejar. Talvez pelo glamour e por serem exclusivas para poucos que podiam pagar pelas suas companhias. Quanto a serem extintas? Eu acho que com a evolução da diminuição delas poderíamos afirmar que sim, mas certamente haverá sempre um pequeno contingente para preservar as tradições da cultura.
      abraço

  • Roberto Henrique Wolter

    Excelente cast! Ouvi com a minha namorada, a Julia. Adoramos! Obrigado por mais essa pérola.

    • Obrigado Roberto
      Esperamos que apreciem os outros episódios
      abraço

TemaCast © 2014-2017
Scroll Up