Breve história da cerveja no mundo:
…Os sumérios deixaram muitos vestígios materiais da sua sociedade que nos oferecem hoje valiosas informações acerca dos primórdios da civilização humana. Não se sabe em detalhes como eles chegaram a inventar a cerveja, mas imagina-se que como seu sistema de estocagem era muito primitivo, certamente havia infiltração de água nos silos sumérios e portanto os grãos acabavam sendo umedecidos pela chuva.
As infiltrações somadas a ação do sol, que aquecia os silos, e das bactérias ali presentes, devido às precárias condições de higiene local, acabavam desencadeando naturalmente o processo de fermentação.
Eventualmente, percebendo que o líquido que escorria dos seus silos tinha um sabor agradável, os sumérios teriam passado a reproduzir esse processo de fermentação dos grãos de forma intencional e controlada. Entretanto, embora conhecessem a escrita, os povos mesopotâmicos como os sumérios não tinham qualquer preocupação em descrever a história da sua civilização tal como ela ocorreu. Por isso, a origem histórica dessas formas primitivas de cerveja se perderam nas brumas dos mitos e lendas criadas a posterior por esses povos para explicar a sua existência.
Breve história da cerveja no mundo
Na Epopeia de Gilgamesh, o texto mais antigo do mundo e que foi escrito pelos sumérios, o rei de Ur, o selvagem Enkidu, é civilizado por uma mulher que o ensina a comer pão e a beber cerveja. Essa passagem de Gilgamesh revela portanto que para os antigos sumérios o hábito de beber cerveja e comer pão eram os principais signos do humano civilizado daquela época.
Em relação ao processo de fabricação de cerveja das culturas mesopotâmicas primitivas, a maior parte do conhecimento que se tem hoje se originou de textos administrativos e literários, dos quais o mais conhecido é o “Hino a Ninkasi’. Ninkasi é uma deusa suméria cujo nome significa “senhora que enche a boca”.
Nas lendas sumérias, ela fez surgir a cerveja suméria a partir de seu sopro mágico, que transformou uma simples mistura de água e cevada num maravilhoso líquido dourado para o deleite da humanidade. Por essa razão, a cerveja entre os sumérios era apelidada de “dádiva de Ninkasi.”
Através desse hino dedicado à deusa Ninkasi é possível saber sobre os passos para a preparação da cerveja, assim como ingredientes básicos da bebida: o bappi, o pão de cevada sumério que era a base da sua produção cervejeira, o munu, um cereal descascado que era maltado durante o processo de fermentação da cerveja suméria), e o mel.
Saiba mais sobre isso ouvindo Breve história da cerveja no mundo.
BAIXAR VERSÃO ZIPADA
AJUDE O TEMACAST A CRESCER
PARTICIPANTES
FONTES
- Tese: “Origin and History of Beer and Brewing: From Prehistoric Times to the Beginning of Brewing Science and Technology (em).”, John P. Arnold
- Outras fontes
TRANSCRIÇÃO DO ÁUDIO
Equipe de Transcrição:
Karla Michelle Braga – Facebook
Link: Em andamento
VITRINE
MÚSICAS DESTE EPISÓDIO
- The Easton Ellises – Falcon 69
- Loveshadow – It s Up to You(Bullets Borders)
- Loveshadow – Peace ( There s A better Way )
- Milton Nascimento – Amor de Índio
- Loveshadow – Summer Love
- 10 Code – Today
- Elektrophon – Psychobelle
- AlexBeroza – Improvisation On Friday…
- DJlang59 – Drops of H2O ( The Filtered Water Treatment )
- Sidney Magal – Me Chama Que Eu Vou
- Loveshadow – 1972. The LS Solar Reprise
- Ani – Teryaiu Tebya
- AlexBeroza – Start Again
- Loveshadow – Fools Paradise. HelanaJ and Per Alpert
- Loveshadow – Let Your Love Shine
- Loveshadow – Melting Into One
- Loveshadow – Moving With The Season
- Loveshadow – My Everything ( Deep Parisian Prelude )
- Loveshadow – Officer Down
- Loveshadow – Never Be The Same
- Loveshadow – My Heart On the Floor
- Loveshadow – Twelve ( In the End )
NOSSA PLAYLIST NO SPOTIFY:
NOSSO GRUPO NO FACEBOOK
Se você quer participar do nosso grupo basta ir AQUI. Participando você poderá sugerir pautas, interagir com outros ouvintes do Temacast, participar de sorteios e saber com antecedência de várias coisas que ocorrerão num futuro breve.
ASSINAR
Feed | iTunes | Android | Email
Top Comentadores